Saturday, September 06, 2014

Jake Squared

Existe filmes que depois de lermos a sinopse ficamos com alguma curiosidade de ver, mesmo que nunca tenhamos ouvido falar do filme, mesmo que as criticas estejam longe sequer da mediania e mesmo que esse filme nao exista em termos comerciais. Um desses filmes era Jack Squared.
COntudo depois de visualizar o filme facilmente compreendemos tudo o que anteriormente ocorreu e percebemos que fomos alvo de uma burla em termos de sinpse, ou talvez nao, ela ja de si era uma confusao de ideias sem grande sentido, mas tudo misturado ainda fica mais confuso, imperceptivel do que realmente poderia parecer a primeira vista e isso faz deste filme um exemplo de como um filme pode resultar fraco quando se tenta fazer dele um objecto estranho por natureza.
ALiado a isto tem o ritmo suave a tentativo de um humor ligeiro que desse ao filme alguma coisa, outro objectivo falhado o filme nao tem graça todas as tentativas de humor resultam em fracasso, e no fim pensamos se alguma vez o filme teve realmente um objectivo sincero.
Para este tipo de filmes pedimos simplicidade filmes directos e que rapidamente sabemos o que eles nos podem dar, do que tentativas de um cinema dito inteligente que mais nao e do que imagens despegadas ou ideias sem sentido, muitos podem dizer que nao era para ter sentido, mas outros como eu digo ate o que nao tem sentido tem que o ter.
A historia fala de um realizador que quer fazer uma biografia para perceber o que falhou na sua vida nesse momento aparece os diferentes eus em diferentes etapas e as pessoas que marcaram a mesma.
O argumento tem uma sinopse estranha mas que poderia resultar num filme interessante caso fosse escrito por um genio, mas nao o foi,  e entao resultou em algo desagradavel sem piada, sem dialogos nem personagens reais.
A realizaçao ate poderia ser um objecto artisitco mas a Arte ficou no argumento mas ainda bem ja que a inovaçao na realizçao junto a do argumento seria tudo ainda mais desastroso.
No cast temos um Koteas dedicado um actor que nunca foi protagonista mostrou num filme que nao ajuda ter recursos mais que carisma, e nem os secundarios de luxo conseguiram salvar do que me lembro o seu primeiro filme como figura de proa.

O melhor - A sinopse

O pior - O filme

Avaliação - D

No comments: