Saturday, September 20, 2014

Kelly and Cal

O sindroma da dificuldade em crescer e claramente um dos mais abordados no cinema contemporaneo não so pelo cinema mais comercial mas algumas vezes num cinema mais independente como e o caso. Os resultados deste filme podemos dizer que foram positivos de um ponto de vista critico com avaliaçoes essencialmente positivas mas comercialmente este filme acabou por ser um deserto total com resultados completamente residuais.
Sobre a dificuldade em crescer há muitas formas de um filme abordar uma tematica repetitiva, como comedia, ou como drama, ou uma mistura das duas, como aqui e o caso, mesmo sendo um filme com uma narrativa declaradamente dramatica a personagem de Cal acaba por tornar tudo mais suave e nele reside o epicentro do filme, e claramente os seus melhores momentos.
Confesso que gostei do inicio do filme principalmente a introduçao da persnagem do Cal, o seu sentido inoportudo a rebeldia os dialogos de primeira linha que mantem, mas depois o filme acaba por seguir o caminho mais facil do romance, algo que acaba por ser desnecessario para o filme e uma via claramente já gasta e que tira o impacto que o filme inicialmente estava a conseguir.
Tambem em termos de definiçao de personagens o filme e muito mais concreto no seu inicio do que propriamente no seu desenvolvimento e conclusao parece sempre um filme demasiado preocupado em não arriscar quanto o terreno inicial estava lançado,. Parece ser um filme com boas sementes mas que alguem pensou que não necessitava de ser regado surgindo um resultado no minimo mediano mediocre.
A historia fala de um nova mae, que tem dificuldades em assumir as responsabilidades da via adulta e refugia-se na relaçao que começa a ter com um vizinho rebelde muito mais novo que a permite comportar-se de acordo com o que ela quer e não com os preceitos da sociedade.
O argumento começa bem, cria muitos bons alicerces principalmente nas personagens principais e nos dialogos que estas mantem, aqui pensamos que o filme entrava num caminho agradavel, mas com o passar do tempo muda de tom e claramente perde grande parte do sentido conseguido inicialmente.
Os filmes independentes de realizadore a iniciarem funcoes sao normalmente filmes de pouco risco como este, onde e o argumento que tem o papel principal, aqui pouco a destacar, a não ser a simplicidade.
No cast temos Lewis na sua dupla vertente actriz e musica, que encaixa perfeitamente naquilo que Kelly deveria ser, e uma actriz excelente para este tipo de ambiguidade pese embora seja discutivel a sua versatilidade contudo pensamos que o esquecimento dela e imerecido, melhor o seu companheiro de elenco Weston um actor que muito lentamente vai ganhando um espaço que me parece interessante pese embora ainda lhe falte o salto que penso ter qualidade para dar, a sublinhar.

O melhor – Os primeiros dialogos entre Kelly e Cal

O pior – A sensaçao que o filme poderia ser muito mas muito melhor


Avaliação - C

No comments: