Saturday, October 19, 2013

Prisioners

O que desde logo chama a atenção neste filme mais do que a intensidade da historia e mesmo a qualidade quase inegualavel pelo menos este ano do seu elenco, o que muitas vezes traduz ou deixa antever o valor real do filme. E neste caso mesmo estando perante um realizador quase desconhecido o certo e que o filme pelo elenco deixavas as melhores expectativas que acabou por as cumprir criticamente onde obteve avaliaçoes positivas para um filme que nunca se assumiu como verdadeiro candidato a awards season e isso permitiu que tambem comercialmente o filme conseguisse bons resultados sem estes contudo seres deslumbrantes.
Sobre o filme podemos desde logo caracteriza-lo um filme sobre sentimentos e o que estes nos leva a fazer e neste parametro principalmente nas suas personagens principais o filme e extremamente eficaz com particular destaque para a personagem de Jackman que traduz tudo que o filme nesta materia quer trazer.
O que funciona menos no filme e o seu lado policial de tentar perceber o que realmente aconteceu, aqui o filme perde por excesso de informaçao por excesso de dados, por excesso de caminhos que torna tudo a determinado ponto tao denso que no final com a obrigatoriedade de inserir tudo na resposta acaba por tornar o final algo frouxo, sem a intensidade emocional que tudo o resto exigia, ou seja parece-nos claramente que o climax do filme fica muito aquem daquilo que um filme intenso, forte e inteligente merecia, mesmo que depois remedeie com a especie de final em aberto que acaba por ter.
Ou seja temos um filme forte, emotivo, um policial nem sempre muito creativo mas competente que tem na sua conclusao principalmente para um filme tao longo, que parece retirada à pressa e longe da intensidade que o filme a determinada altura atinge.
A historia fala da procura quer pela policia quer pela familia de duas menores e das causas que levaram as mesmas a desaparecer, ou seja quem as raptou, sendo duas vertentes diferentes de uma procura de resposta.
Em termos de argumento temos muito bons apontamentos na forma como apresenta a dictomia de formas de procurar consoante a razao e o coraçao, tem boas personagens principalmente as mais emotivos, mas o filme por vezes parece que se perde em tantas ideias, sendo que algumas acabam por nao ter seguimento, nao e o forte do filme mesmo que tenha pontos muito bem trabalhados,
A realizaçao e competente mais que artistica mais que deslumbrante, principalmente porque da espaço e protagonismo aos actores que na sua qualidade dominam o filme.
Soibre o cast riquissimo, temos uma interpretação em cheio de Jackman um dos melhores actores do momento que domina o filme em toda a linha, apenas perdendo em alguns registos por Paul Dano cada vez em melhor forma e que parece que hollywood nao consegue ir buscar o protagonismo merecido. Pelo lado menos bom, uma Davis quase invisivel e um Gyllenhall que mesmo com toda a sua competencia perde pelo facto do seu papel ser menor no filme

O melhor - A intensidade com que o filme consegue incutir

O pior - O climax final

Avaliação - B-

No comments: