Sunday, October 06, 2013

Jobs

Quando foi anunciado que iria sair uma especie de biopic sobre a figura mitica dos ultimos anos Steve Jobs, as expectativas foram elevadas ja que se tratava de uma das figuras mais singulares dos ultimos tempos. Mas esta produçao esteve longe de ser pacifica desde logo alguma polemica em torno da escolha de Ashton Kutcher como protagonista, um actor longe sempre do rigor critico que muitos pensaram ser fundamental, e por outro lado o facto de inicialmente o filme ter sido pensado como um telefilme mas que acabou por estrear com algum mediatismo em muitos cinemas. O resultado critico ficou muito aquem daquilo que as melhores expectativas aguardavam com avaliaçoes essencialmente negativas, e em termos comerciais esta ma avaliaçao acabou por conduzir a resultados muito aquem do esperado.
Sobre o filme podemos dizer que uma personagem singular merecia um filme mais directo e acima de tudo menos singular. Quando os feitos são tão obvios parece-nos facil fazer um biopic competente sem grandes dificuldades o problema e que o filme quer ser demasiado intimista ponto a ponto, tornando o filme num objecto estranho e mais que isso a personagem num objecto ainda mais estranho não só em todo o filme mas em torno de todo o mundo que o rodeia.
O ponto positivo do filme e que não tenta dar a imagem positiva e pouco realista que a maioria dos biopic transmite, e talvez isso fosse o que se aguardava de uma figura tão acarinhada, contudo em vez disso temos um filme que não se inibe de dar o lado egocentrico e pouco correcto de uma figura tão carismatica, talvez por isso mesmo os fas da apple ficaram desiludidos com um filme que tanto aguardaram, para depois em parte recusar.
Concordamos que o filme não funciona, e tinha tudo para funcionar, desde logo pela pessima escolha de Kutsher um actor muito longe do que uma personagem tao complexa exigia, mas tambem na formula narrativa que emprega dando muita distancia e pouca continuidade a factos que naturalmente mereciam bem mais, e  neste ponto tem o filme o seu maior defice de qualidade e de entrusamento
O filme fala do inicio da Apple e a forma como Steve Jobs conduziu com a sua visão a empresa ao sucesso e mais que isso em se tornar muito mais que uma marca de computadores, o filme apenas fala no seu inicio e posteriormente no seu afastamento e o que isso custou ou ganhou para a marca.
O argumento tinha em si uma base quase infalivel que e uma personagem unica da nossa historia com uma personalidade diferente que e tudo quanto se pode pedir para um bom biopic, mas e mesmo aqui que o argumento falha ja que com tanta materia para trabalhar sente-se perdido e nunca consegue fazer uma narrativa com sentido apurado e sem intensidade em todos os seus segmentos.
A realizaçao e simples com pouco risco e ambiçao tipica de quem desenhou o filme para telefilme e nunca esperou que acabasse por estar na setima arte, aqui parece claramente que estamos perante um filme pequeno demais para a expectativa e o seu realizador nao tem culpa disso.
No cast e depois da abordagem ja efectuada a Kutsher pensamos que em muitos outros papeis o destaque dos seus interpretes deveria ser maior, o unico que parece um pouquinho acima da mediania sofrida do filme é Mulroney um actor de primeiro plano há muito longe de um sucesso que durante anos teve e mereceu.

O melhor - Apesar de tudo olharmos para o inicio de uma era.

O pior - O filme ficar perdido em tanto que tinha para dar.

Avaliação - C-

No comments: