Sunday, October 27, 2013

Capitan Phillips

Desde o sucesso sobre o onze de Setembro que foi United 93 que Paul Greengrass tem estado sobre o olhar atento da critica americana que aguardava o seu grande filme que o retirava do panorama de açao para um cinema dramatico mais abrangente. Pois bem muitos vaticinaram que seria neste filme sobre o capitao da marinha norte americana feito refem e a verdade é que os resultados comprovaram com uma excelente recepçao critica e mais que isso um bom resultado de bilheteira que é o sustento ideal para quem ambiciona uma luta nos oscares.
Sobre o filme podemos dizer que Greengrass conseguiu dar o salto sem sequer mudar o seu registo pois mais que um filme biografico ou contar uma historia estamos perante um terpidante filme de acção genero onde o realizador se sente à vontade e consegue criar o impacto a força e o ritmo necessario mesmo num filme de longa duração e mais uma vez aqui temos um filme forte, adulto e bem realizado mas acima de tudo um filme de ação.
Outra das vertentes claras do filme é o facto de ser um filme claramente do menos para o mais, o inicio do filme parece demasiado tactico demasiado promenor que nada influencia o filme tornando-o inicialmente algo parado pouco emotivo e mais que isso a personagem central pouco influente. Contudo com o passar dos minutos o filme vai acelerando e mais que isso as personagens tambem o que conduz a uns quarenta minutos finais de excelente qualidade não só em ação como drama e permitem o papel que todos valorizam a Hanks.
E nestes minutos o filme tem as maiores virtudes surpreende a naturalidade do absurdo e acima de tudo da destaque a forma como a personagem vai perdendo o norte a tranquilidade e nisto o filme e excelente na forma como permite que a personagem nao faça o logico como o momento requere e aqui o filme ganha mais complexidade qualidade e maturidade.
A historia fala de um capitão da marinha norte americana que ve o seu navio de carga ser tomado por piratas somalicos, baseado em eventos reais conta todos os momentos em que esteve nas mãos dos terroristas e a sua luta pela sobrevivencia.
O argumento está bem escrito principalmente na forma como demonstra e descreve as atitudes dos seus protagonistas por vezes demasiado esteriotipado no lado dos somalicos mas o filme tem algumas boas deixas em termos de dialogo e uma personagem sempre a subir.
A realizaçao tem o cunho de Greengrass, que nem sempre e a mais estetica ou polida muitas vezes demasiado movimentada, o certo e que o destaque e o teor de autor esta la, nem sempre parece-nos e que tem a melhor soluçao, de um realizador que na minha opinião ainda pode crescer.
Em termos de cast o filme e logicamente dominado por Hanks e mesmo num papel que nao lhe exige tempo o certo e que Greengrass pensou que ele podia obviamente ser valorizado e da dez minutos finais para Hanks brilhar na capacidade que tem de transmitir sofirmento como poucos tendo em si alguns dos moemntos mais intensos do ano que são nada mais do que o assumir de uma candidatura aos oscares.

O melhor - A conclusao do filme.

O pior - O ritmo lento do seu inicio

Avaliação - B

No comments: