Monday, September 12, 2011

The Art of Getting By









É comum perceber-se a dificuldade que alguns jovens actores que brilham enquanto crianças tem a passar para um cinema mais adulto, na fase de passagem e comum surgirem filmes que tem como objectivo isso mesmo. Podera dizer-se que e o caso deste filme apostado acima de tudo na imagem de dois conceituados crianças actores, numa relação mais adulta. Mas como normalmente acontece o filme nao conseguiu os seus objectivos nem comercialmente onde a fraca expansao conduziu a resultados quase insignificantes mas acima de tudo em termos criticos onde tambem o interesse pelo filme não foi muito relevante.



The art of getting by e um filme sobre crescimento da pessoa, e sobre as caracteristicas e as diferenças das mesmas, se por um lado e de uma forma muito suave isto e bem tratado ao longo de todo o filme, a forma despreendida como o faz nem sempre parece a melhor formula, principalmente porque a espaços as personagens parecem nao sair do romance de telenovela, o que nem sempre potencia com maior força a realidade do proprio filme. Mesmo assim estamos perante um filme emocionalmente interessante com bons pontos de partida e acima de tudo que cresce com o aproximar das persoangens.



A maior dificuldade do filme e falta de proximidade do publico com a particular personagem central, parece sempre que o filme fica preso a uma complexidade da personagem que depois nao se concretiza se isso por um lado pode ser entendido como uma virtude nao oferece a consistencia que o filme parece merecer.



A historia fala de um anti social jovem que aos poucos e com o desenvolver de alguns problemas na escola se aproxima de uma jovem com uma rotina de vida completamente diferente da sua, quando tenta encontrar um fundamento para a sua existencia.



O filme divide o seu argumento em dois momentos, desde logo a sua vertente mais filosófica onde o filme nao tem força para fazer pervalecer estes pontos, e por seu lado a vertente narrativa que vai conseguindo maios quimica com o desenvolver da historia.



Nao e uma realização brilhante de grandes rasgos de creatividade, mas acima de tudo e simples e directa nos seus objectivos, sempre em ritmo de telenovela, nao tras nada de novo ao filme, mas tambem nao o condiciona.



Por fim o cast, a passagem de criança para adulta e a fase mais complicada numa carreira e isso e visivel na prestação de Highmore, ja sem a sensibilidade da sua existencia enquanto criança parece sempre perdido na forma em que encara o papel e isso transparece no filme todo, Roberts parece ter mais facilidade em assumir-se como pre adulta, num filme pouco exigente noutros parametros.






O melhor - A intensidade final






O pior - Highmore adulto






Avaliação - C+

No comments: