Friday, September 30, 2011

Contagion



Se olharmos bem para a ultima cinematografia de Sodenbergh encontramos um pouco um autor a deriva apostado entre filmes prometedores que acabam em nada e outros que nada prometem e que acabam por ter alguns pontos interessantes. Contudo se existe filme do realizador apostado para grandes massas foi este Contagion, nao so pelo tema em si mas acima de tudo pela forma como conseguiu reunir alguns dos melhores e mediaticos actores da actualidade. Os resultados mostram o maior sucesso nos ultimos anos do realizador quer em termos criticos com avaliaçoes maioritariamente positivas, mas tambem em termos comerciais onde os nomes reunidos conseguiu chamar a atençao ao proprio filme.



Contagion e um filme com boas intençoes nao so em termos factuais em termos tecnicos e na ambiçao de traduzir o verdadeiro panico que uma situaçao como esta inesperada pode trazer, salienta ainda a presença de um facto que pode ser bem real, e nesta forma o filme tem o seu valor, como caracter narrativo Sodenbergh apresenta um problema muito comum no seu cinema, que é ser demasiado difuso, neste caso particular pelo inumero leque de personagens e pela falta de um fio condutor a um lugar que este filme deveria ter.



Pese embora estas falhas o que principalmente dificulta o filme na forma com que nao se consegue concluir, tem momentos interessantissimos, a envolvencia de determinadas personagens como Damon e Winslet, a forma com que tudo passa de contexto pessoal para cultural, e mesmo a forma negra com que o filme vai aumentando a sua intensidade tudo e desta forma bem trabalhado.



O filme fala de uma ameaça de doença que aos poucos vai tomando conta da forma de viver das pessoas em diversas formas do globo e com o ecluidir da doença surge a luta enntre a etica e o valor pessoal.



O argumento como narrativa nao e particularmente feliz ou interessante valendo mais no ponto de vista factual, alertante e acima de tudo politico, nao e um filme de grandes personagens ou dialogos mas mais um filme de conlitos morais, e um filme que consegue vincar os seus pontos, mesmo que por vezes nao seja mais que isso.



A forma de realizar de Sodenbergh nem sempre e a esteticamente mais interessante contudo acaba por ser aquela que o filme mais precisa, principalmente na forma como consegue filmar o panico nas personagens o que para o filme e mais necessario do qualquer valor estetico que o filme deveria ter.



Em termos de cast temos um recheio como nao e comum ver no cinema actual, e daqui devemos diferenciar os bons papeis a cargo principalmente de Paltrow pelo sofrimento e Winslet, com os normais e pouco potenciados como de Law e Damon, que ja vimos melhor diversas vezes. nao e um filme de actores pese embora conte com eles.






O melhor -O alerta a um perigo que pode ser bem actual.






O Pior - Nao ter uma narrativa muito interessante






Avaliação - B-

No comments: