Sunday, September 25, 2011

Abduction


Starring: Taylor Lautner, Lily Collins, Alfred Molina, Sigourney Weaver, Jason Isaacs
Directed by: John Singleton


Depois do sucesso que twilight fez, principalmente com os seus protagonistas masculinos seria obvio que existiriam filmes a tentar rentabilizar a imagem deles como protagonistas, e se Pattinson tem resistido a força toda de entrar na maquina comercial o mesmo nao podemos dizer de Lautner que antes do lançamento do novo filme da saga encabeça este thriller de acçao muito apostado em fazer rentabilizar a sua imagem. Os resultados porem foram decepcionantes nao so em termos comerciais onde os primeiros pronuncios nao sao particularmente fortes, mas acima de tudo em termos criticos onde conseguiu algumas das piores valorizações do ano.
E obvio que a ganancia do dinheiro sempre foi uma fonte de alguma ideologia nos EUA, e que este filme e naturalmente um desses filmes nao existe qualquer tipo de duvida, desde logo por todo o vazio ideologico que o representa depois por utilizar sempre a imagem do protagonista como se de apenas isso se tratasse e depois por toda a falta de ingredientes que o filme trás.
Contudo e depois de visualizar o filme e sendo certo que nao estamos perante um filme de primeira linha e talvez nem mesmo de segunda, o certo é que o pior do pontos e mesmo aquilo que esta no centro de todo o filme ou seja a capacidade do protagonista, um Ken ainda mais inanimado do que o da Barbie um filme que e danificado em todas as sequencias que ele entra que sao basicamente todas.
Tirando este grande mal, o filme acaba por ter noutros aspectos pontos interessantes, desde logo o jogo inicial de espionagem, que tem na relação do protagonista com os seus pais o centro, contudo apos o desaparecimento destes o filme e uma total nulidade quer nas personagens que vao entrando quer mesmo na forma como a fuga e encetada.
E verdade que raramente temos herois de acção de primeira linha, mas mesmo assim penso que neste filme nada e criado nesse sentido.
A historia e a seguinte um jovem adolescente descobre que se encontra um fotografia sua num site de desaparecidos apos essa altura começa a exiswtir uma caça a si proprio que conduz a um total explosão na sua vida.
O argumento e como quase tudo no filme, basico e entrando dentro de determinados assuntos como CIA e opoutros pontos esta e uma caracteristica que as historias nao deveriam ter, contudo este filme e mesmo isso uma serie de coisas apostadas para o protagonista demonstrar os seus dotes.
A realização a cargo de um afro americano que durante muito tempo foi considerado autor de renome, mas que aos poucos perdeu o credito e agora centra-se em realizar sem grande afinco filmes de produtoras unicamente comerciais, com o fim do autor.
Por fim em termos de interpretação a verdadeira brecha do filme, Lautner e a todos os pontos uma nulidade como actor como carisma e uma ausencia total, sobra Weaver perdida num filme onde se pergunta porque, de ter estes actores a trabalhar para alguem que nada traz.

o melhor - A dinamica familiar inicial.

O pior - Lautner

Avaliação - D+

No comments: