Monday, July 04, 2011

The Green Lantern



A saga de super herois a tentar a sua sorte no cinema parece não ter mais fim, depois de diversos filmes sobre herois, parece ter se instaurado uma dualidade entre a Marvel e a DC na competiçao pelos filmes e acima de tudo pelo dinheiro que este mesmo filme lhes pode dar. Etse ano entre os novos herois a competiçao poderia ser entre Thor e este Green Lantern, pese embora tenham estreado em formas diferentes e com genero de filmes tambem ele diferentes. Os resultados contudo nao deixam duvidas em dar a vitoria ao primeiro em deterimento deste filme, nao so em termos criticos onde este Green Lantern este muito longe de criticas positivas, sendo a maior parte delas mesmo negativo, e tambem em termos comerciais onde pese embora tenha conseguido ultrapassar os 100 milhoes ficou longe de ser um sucesso recomendavel.



The Green Lantern tem um fonte de inspiraçao clara que e na formula de Spider Man, principalmente na forma como tenta jogar no humor da personagem central sem os poderes e na dualidade de realidades, contudo a formula deste super heroi e tao mas tao complexa que num filme com pouco mais de uma hora e meia a força que poderia ter um paralelismo de mundos inter galaticos fica por terra e torna se mesmo algo ridiculo. mesmo assim o filme aos poucos consegue funcionar bem na dinamica de entertenimento, principalmente quando nao se afasta do nosso mundo, ja que o facto de ter perante si um vilao quase imbativel e de um tamanho exagerado torna a parte final algo exagerada, pese embora nos de os melhores momentos esteticos de todo o filme



Estamos perante um filme que nao quer ser logico ou nao estariamos perante um filme de super herois, antes disso parece um filme que quer atingir a sua força em pontos muito proprios e nesse particular esta longe de ser o desastre que a maioria dos criticos vaticina. Pode nao se ver futuro num franchising como este, contudo como filme e acima de tudo entertenimento e um filme com os seus valores proprios.



O filme e o primeiro capitulo na transformaçao de um piloto de avioes num green lanter, uma serie de escolhidos intergalaticos dispostos a defender o universo da força do medo, ou seja da força amarela.



O argumento nem e muito maduro, nem creativo nem um prodigo em desenvolvimento acaba mesmo por ser na maior parte das vezes o mais obvio mas se por um lado faz o filme perder alguma da capacidade de enriquecer o espectador por outro lado consegue que o espectado nao fique desolado com algum momento, e consegue ter alguma grança em situaçoes isoladas.



Um filme com este grau de efeitos especiais e sempre um perigo para quem o realizem, mesmo que Campbel seja um habitue em filmes deste genero e com estes valores, o filme tem bons momentos pese embora nao seja artistico e quase sempre nao va muito alem, o que e negativo tendo em conta a formula de filmes como estes.



Em termos de cast a escolha de Reynolds parece nos obvia pelo aumento crescente de popularidade do actor, em termos de qualidade interpretativa o filme nao quer mais do que realimente lhe e dado, melhor uns valor esta Lively aos poucos conquista com a sua sensualidade um lugar importante no cinema manifestando uma boa transiçao entre o pequeno e o grande ecra, o unico a desiludir e Sarsgaard com um papel que lhe podia dar a dimensao que ha anos merece e luta, mas que fica sempre um degrau abaixo daquilo que parece valer.






O melhor - O entertenimento puro






O pior -Nao ir mais alem que isto






Avaliação - C+

No comments: