Saturday, September 04, 2010

Scott Pillgrim Vs the World




Desde o sucesso instanteneo de Hott Fuzz que os mais atentos estavam a aguardar pelo novo filme de Edgar Wright, e se a espera foi longa o conceito trazido pela inovação e originalidade que tinha consigo foi desde logo um aumentar das expectativas. As reações criticas ao filme foram positivas com algumas das melhores valorizações ate ao momento no presente ano, se bem que uma dimensao demasiada paralela tenha afastado algum valor comercial ao filme.

Analisar este filme sem desde logo inaltecer a creatividade ou mesmo a força do guião é completamente injusta, se existe virtude no filme e capacidade de ser um rasgo de creatividade de esquecer tudo o que ja foi visto anteriormente e pegando numa aproximaçao quer a jogos de computador do estilo arcade, quer a alguns comics fazer a historia de um adolescente perdido nos amores tipicos desta altura num filme de acção, com alguma comedia e com traços violento.

O problema do filme e que se entusiasma em demasia da sua eloquencia e torna-o demasiado estraho e pouco envolvente na altura em que o guiao necessitava de sair da sua dimensao o filme complexifica mais e afastasse por completo andando a volta da sua creatividade.

E um filme que vale a pena ver pelo que traz de novo, daqueles em que nada se assemelha e tudo parece inovado a partir de si.

O filme fala da historia e aventuras amorosas do perigoso mundo de um adolescente, ligado a musica e perdido de amores pelas suas aventuras.

O argumento ao serviço de uma realização unica criam toda a originalidade do filme, e mesmo que as personagens ou o guiao nao seja excepcionais a forma como o filme e encarado acaba por potencializar virtudes proprias num guiao que em conteuno nao e brilhante.

A realizaçao tras nos um realizador de vanguarda daqueles nomes a sublinhar no aperfeiçoamento do filme creativo de outro nivel global, tem ideias, e forte, consegue colocar a sua forma nos filmes e pode em breve ser um dos autores em disputa por galardoes em hollywood,

A aposta em Cera para todo o jovem apagado protagonista de filme em hollywood ja começa a irritar, primeiro porque esta longe de ser um actor de excelencia, depois porque e repetitivo e nao tras nada de novo a nenhuma das suas personagens, mesmo que o filme ate permita isso. Nao me parece a melhor escolha para um papel que com outro actor poderia estar bem mais dinamico e com outro valor comercial, por exemplo Kulkin que esta a grande nivel no filme sendo o principal destaque do cast, demonstrando ser um activo com valor no panorama Hollywoodesco muitas vezes passando para segundo plano. Registo para os engraçados cameos de actores mais conhecidos.


O melhor - A originalidade do filme


O pior - Nao saber descer a terra a determinados momentos


Avaliação - B-

No comments: