Saturday, September 11, 2010

Letters to Juliet




`sabido que a historia de Romeu e Julieta ja deu origem a diversos filmes nos seus mais deversos sentidos. Alguns com mais sucesso outros com maior dificuldade para se impor numa industria onde as leis ainda são algo estranhas. Para este ano um filme romantico filmado em Verona onde não se fala da historia em si mas de derivados directo da mesma. Os resultados do filme foram duais se critcamente não foi alem de algum distanciamento, a nivel comercial acabou por resultar fora do terreno mais tipico do autor ingles ou seja acabou por ter mais sucesso nos EUA do que fora dele principalmente na europa.

Letter to Juliet e um tipico filme romantic que tras a si tudo que um filme deste genero pode trazer sem qualquer outro tipo de ponto. Desde logo pelo facto de tudo ser facil e cair por diversas vezes em lacunas narraivas e se preocupar por ser um filme com sentimento e traduzir a paixao mesmo que isso ponha totalmente de lado a coerençia e coesão do proprio filme.

Dai que o argumento seja bastante amador pouco creativo jogando sempre pela opção mais facil e um romantismo ja tão basico como em desuso.

Salva-se no filme a forma como a realização de uma italia apaioxonante serve de contexto para qualquer historia de amor, e que melhor em grande parte a força e a quimica que o casal pode ter.

A historia fala de uma jovem americana que numa viagem a Verona na casa de JUlieta acaba por encontrar uma carta entre pedras, com 50 anos, curiosa com este facto resolve responder a referida carta o que a leva a uma uniao com uma ja idosa, que originalmente escreveu a carta e o neto desta na procura do amor da vida.

O argumento e o ponto mais fraco claramente de todo o filme, sem coesão quase sempre demasiado cliche, na forma como caracteriza as ja de si desinteressantes personagens que nunca ganham densidade psicologica, desde a forma facil e pouco coerente com que as sequencias e a narrativa se desenvolve.

FIlmar em verona e uma tarefa algo facil para qualquer realizador ainda para mais com um filme romantico como este, por isso mesmo com a tarefa facilitada nunca consegue ser brilhante pese embora seja na maior parte da vez eficaz

O cast liderado por uma Seyfield claramente talhada para este tipo de filme, depois do sucesso de Mamma Mia mas que me parece extremanete reduzida na sua capacidade, contudo so o tempo o dira, agora a sua imagem esta demasiado presa a este tipo de filmes. Bernal parece totalmente desaproveitado numa personagem algo ridicularizada. Redgrave mesmo em personagens mais basicas e sera a sempre uma senhora do cinema


O melhor - Verona!


O pior - As persaonagens seram mais sabicas do que um puzzle com dois caminhos


Avaliação - C

No comments: