Saturday, September 18, 2010

Machete




Robert Rodriguez e Tarantino ha cerca de dois anos tiveram nas suas maos um dos projectos mais arrojados do cinema actual quando num unico filme ao qual chamaram grind house, homenagearam o cinema usual dos anos 70 de filme mal efectuados e de historias absurdas, numa obra que até intervalos e anuncios tinha. Dois anos volvidos Rodriguez volta a carga na sua homenagem retirando um dos trailers que fazia parte da obra e transforma lo na sua propria obra. Os resultados sao duais se do ponto de vista critico temos algumas das melhores valorizaçoes do realizador, talves so ultrapassadas por sin city, em termos comerciais as coisas nao correram muito bem.

Machete e um filme declaradamente mau,e nao tem a ambiçao de ser mais do que isso, tem os tiques todos do Grindhouse, com uma unica diferença e que o cinema original nao tinha mensagem nem nada que sequer se podesse aproximar a isto, contudo o envolvimento politico acaba por desmistificar o filme. De resto tudo o que se taria a espera violencia gratiuta, viloes mais centradas nas imagens miticas dos seus protagonistas do que propriamente na sua complexidade e muito menos qualidade, e um heroi mais que improvavel.

COntudo o filme consegue enterter e acabamos por momentos achar que estamos perante mais um filme de acçao e nem tanto uma satira sob forma d ehomenagem a um estilo de cinema.

E obvio que este declarado amor de Rodriguez e facil uma vez que assim consegue arranjar desculpas para o seu estilo de cinema muito parecido ao que ja tinha feito na saga do mariachi.

O filme fala de um ex policia americano que apos ver a morte da sua familia deseja se vingar tranformando se no sanguinario machete.

O argumento e presumivelmente e declaradamente fraco, basico, com personagens com diversos defeitos, com frases feitas e pouco mais, mesmo assim fica a sensaçao que a determinados momentos e artilhado de mais para aquilo que o proprio deveria ser.

Em termos de realizaçao Rodriguez faz o filme do genero que ele quer, consegue homenagear a ma imagem do Grinhouse e tem o seu estilo proprio de um realizador que se nao fosse tao imaturo em determinados aspectos pensasse um pouco mais ja poderia estar noutro patamar.

Em termos de cast os nomes ou as imagens sao mais importantes do que a capacidade de interpretaçao assim surgem trejo a liderar e Seagal como vilao, nos outros papeis os promenores mais interessantes, com Alba como a improvavel companheira de Trejo, Niro como um frouxo e ate don jonsoon.


O melhor - A forma do proprio filme


O pior - Ser mais um filme de Rodriguez do que Grindhouse


Avaliação - C+

No comments: