Friday, May 04, 2007

Miss Potter




Uma situação inesperada tem sido cada vez mais comum no panorama cinematografica, que é Bioopics de curta duração, como se de pequenos contos se tratassem efectuados sem grandes pretensões para alem da homenagem à pessoa retratada. No final deste ano quase sem darmos por isso, saiu este Miss Potter apostado em retratar a vida de BeatriX Potter de uma forma muito sumaria apostando num pequeno espaço de tempo. Pois bem o filme foi na generalidade bem recebido pela critica que louvou a sua pequenez e simplicidade, mas nao conseguiu entrar nas salas de cinema norte americanas, o que so de si projudica qualquer intensão de boa carreira comercial, neste parametro nem a fama dos seus protagonistas conseguiu ultrapassar os obstaculos das apostas das distribuidoras.

Miss Potter é talvez um dos filmes mais simples do ano, um filme de epoca directo curto, com uma historia suavezinha, que serve para ocupar o tempo durante 92 minutos, contudo muito pouco para um Biopic, sendo que a suavidade narrativa acaba muitas vezes por se tornarem demasiado maçadoras. Esta simplicidade retira um risco necessario a um filme para ele ser marcante. Muita mais era esperado de tudo que envolvia o filme, quer ideia, quer cast quer realizador poderiam ir muito alem deste pequeno filme.

Õutro aspecto vincado no filme e a oscilação constante entre terrenos dramaticos e humoristicos, que de alguma forma vão dando o pequeno movimento que o filme ainda vai tendo. Contudo com a excepção de potter a linearidade das personagens e das suas realções fazem com que tudo ocorra com demasiada indiferença.

O argumento do filme é muito pouco desenvolvido, limitando-se a jogos de imagens, com relações simplissimas entre as personagens, que tambem elas são caravterizadas de uma forma muito limitada. O filme e excrito com muita beleza mas com defices notorios de qualidade e que de alguma forma torna o filme distante do espectador.

A realização de Noonan, e toda ela simplista ate aos momentos em que tenta filmas a animação dos desenhos criados por Potter mas mesmo neste particular uma opção que poderia trazer magia e vivacidade ao filme, acaba quase por ser mais uma vez indiferente, dando uma ideologia simbolica emgraçada mas pouco mais.

Quanto ao cast, Noonan apostou numa dupla repetida para transmitir o romantismo do filme, e apostou forte quer Zelwegger que McGregos são dois nomes maiores do cinema actual, dai que se previa um filme com alguma dimensão para apostar em tão conceituada dupla, contudo ambos demonstram estados de forma diferentes, enquanto Zelweger acaba por se sair bem no filme ja que a sua personagem tem momentos de intepretação de enorme qualidade, e que apesar de não ser um marco na carreira da actriz acaba por a confirmar como um dos maiores talentos actuais, ja Mcregor apresenta-nos uma das personagens mais basicas do ano sem qualquer tipo de interesse, e que nos estranhe a sua escolha, e que vem culminar num ano mau para o actor que se entregou a projectos extremamente duvidosos como Alex Rider, e que necessita de apostar de novo em filmes de autor puros.

Enfim uma homenagem a Potter mas pouco como filme.


O melhor - A personagem de Potter


O pior - A simplicidade exagerada do filme


Avaliação - C+

No comments: