Saturday, May 26, 2007

Stomp The Yard




O estilo de fime Mtv, ou seja, aqueles filmes passados em contextos juvenis, em que as diferenças culturais sociais e economicas se esbatem com competicoes pelo meio, quer a nivel globas, como musica e desporto, quer a nivel pessoal, como disputas de namoradas, tem um passado longo no cinema, normalmente reportado a titulos muito semelhantes com linhas condutoras muito parecidas, normalmente a maioria deste titulos pela sua previsibilidade tem lançamento directo para video, sendo cada vez menos comum apostas cinematograficas num genero extremamente gasto. Dai que foi com surpresa que no incio deste ano, vimos Stomp The Yard, um filme que aborda o figurino tradicional do genero invadir não só as salas de cinema mas como obtendo bons resultados de bilheteira tornando -se o primeiro grande lider do ano. Para este aspecto parece contribuir uma ascensão da cultura do Stomp nos Eua, que levou muitos jovens ao cinema e tornou este filme no primeiro exito surpresa do ano, ja no que diz respeito a critica apesar de não ser uma recepção calorosa, esteve longe de ter uma recepção negativa.

Contudo parece-nos que Stomp The Yard limita-se a pegar nos filmes tipicos do genero e so mudar o tema, ou seja altera, a canção, a dança, a coreografia, por um cenario de Stomp, tudo o resto pela enesima vez repetida, num filme que parece mesmo um sumario do que tem sido feito. Um jovem oriundo de um ambiente social e familiar destruturado acabado de perder o irmão, entra numa faculdade, com espirito e tradiçao no Stomp, dança que o jovem tambem admira e pratica, como tal mal chega começa a ser posto de lado, apaixona-se pela namorada do lider mau de uma equipa junta-se a outra, rouba a namorada e ganha o concurso final, isto sem antes ter de passar pela recusa do pai da jovem e director da escola com ligaçoes passadas a sua familia de origem. Como podem ver o argumento para alem de repitivo, lamechas e cansativo, mais parece retirado de uma telenovela mexicana, sem grandes rasgos de criatividade nem tao pouco de qualidade artistica.

A vantagem do filme e que nunca descola os pes na terra assume-se como limitado, extremamente previsivel, dá primazia ao stomp, e declara renuncia a qualidade do argumento em deterimento pela ligação afectiva a um publico jovem, talvez por esta demasiada proximidade ao contexto de novela e serie juvenil de 2 classe, o filme tenha obtido resultados tão consistentes em bilheteira, principalmente quando se trata de um filme sem figuras de proa.

O argumento do filme, e de telenovela, linear, basico, cheio de coincidencias emotivas e sentimentais, com um fio narrativo denuciado e extremamente repetitivo, o argumento é extremamente básico, principalmente na forma como as personagens vão crescendo no filme e na forma como os acontecimentos narrativos são emparelhados. Enfim demasiado primario.

A realização, é por vezes abusiva na sequencia do digitalismo que emprega as danças, as coreografias saem beneficiadas, mas por vezes torna-se cansativo para o espectador, mesmo assim parece nos importante louvar o facto de o realizador conseguir sempre abrilhantar as sequencias musicais com promenores de realizaçao interessanter. No que diz respeito as coreografias, apontadas como o grande sinal + do filme, é extremamente descontextualizado na nossa cultura, ja que o Stomp, esta longe de estar implementado quer na europa quer no nosso pais, dai que seja impossivel avaliar o nivel coreografo do filme. Talvez esta seja a razao que justifique o facto de um filme com receitas tao significativas no EUA nao chegue a Europa pela via do cinema.

O cast, recheado de deconhecidos parece-nos mais selecionado pelos dotes artisticos dos protagonistas do que propriamente pela sua qualidade interpretativa, ja que todos nos parecem demasiado limitados a este nivel. Num filme sem estrelas salva-se os dotes de dança de grande parte de um cast que a nivel de interpretação está muito aquem daquilo que Holywood exige.

Enfim um filme Teen, tipico, mas que incompreensivelmente se tornou um exito.


O melhor - O lançamento de uma nova cultura de dança


O Pior - A linearidade de um argumento, ja nem as telenovelas tem argumentos destes


Avaliação - C

No comments: