Saturday, May 12, 2007

Disturbia




Se estivermos atentos ao Boxoffice das ultimas semanas dos EUA, encontramos lá uma presença habitual, que conduziu a que este Disturbia se torna-se num filme do momento, conseguindo resultados de bilheteira imprevisivelmente positivos, e acima de tudo uma critica agradavel, que conduziu a que fosse um dos filmes mais badalados do inicio do ano. Isto é extremamanete louvavel, principalmente quando olhamos para o seu cast e não vimos grandes estrelas, mas também porque arrisca num género que facilmente conduz a desilusão como o Thriller.

Contudo disturbia é um filme bem conseguido, que aposta tudo numa premissa arrojada, de um jovem que depois da morte do pai, entra num periodo de reconstrução e conflito que o obriga a uma prisão domiciliaria, sem nada para fazer em casa desenvolve uma componente voyeurista, que o aproxima dos seus vizinhos, ate que dá por si vizinho de um perigoso serial killer, mas sera tudo isto imaginação do rapaz entregue aos seus pensamentos ou estará ele perto de resolver o misterio. O filme funciona muito bem como entertenimento, com um ritmo acelarado, e com um clima agradavel o filme desenvolve-se a um ritmo muito conseguido, e acima de tudo o fio narrativo consegue ser tão completo que nunca permite a existencia de espaços mortos durante o filme. A capacidade do filme integrar uma narrativa de base interessante ao qual adorna com especificidades de grande curiosidade para o espectador acaba por conduzir a que o espectador fique colado ao ecra durante todo o tempo do filme.

Este filme ganha perticular destaque numa era em que cada vez mais somos bombardeados com thrillers com boas premissas que alimentam grandes expectativas mas que terminam quase sempre com resultados mediocres em termos de resultados globais.

Disturbia é um dos filmes mais curiosos do ano, se bem que lhe falte alguma originalidade em alguns aspectos, que o tornem um filme marcante, mas consegue acima de tudo ser um bom objecto de entertenimento.

O argumento é o forte do filme, não tanto a forma como as linhas narrativas se vão desenvolvendo, mas acima de tudo a forma como a premissa de base é criada e articulada ao longo de todo o filme, é certo que o filme por vezes torna-se algo previsivel, contudo no global o filme funciona na plenitude dos seus objectivos, ou seja agradas e fazer os espectadores verem um bom filme e passarem um bom tempo. As personagens também nos parecem bem criadas, principalmente a principal, e o vilão de serviço, sendo que se mostra algumas limitações quer no segmento romantico do filme, bem como na personagem femenina, que nos parece mais adorno, do que propriamente contribuinte para a qualidade do filme.

A realização a cargo de Caruso esta interessante, depois de tentativas algo frustradas neste terrenos principalmente com o fraquinho Taking Lives, eis que finalmente Caruso consegue funcionar, e muito o deve a forma juvenil como conduz o filme, sem ambiçoes de thriller intenso, mesmo que por partes acabe por o conseguir, o certo é que Caruso consegue com a camara dar intensidade ao filme e faze-lo resultar quase sempre.

O cast é arrojado, a falta de estrelas de primeira linha pode por em causa um titulo deste genero principalmente no que diz respeito a sua carreira comercial, contudo a aposta em Shia LaBeouf parece-nos extremamente acertada, o jovem actor que nos parece ser a revelação do momento em Hollywood, sendo o rapaz de quem se fala, demonstra já dotes de grande actor, conseguindo preencher e roubar todas as cenas em que entram, o actor demonstra versatilidade funcionando nas componentes dramaticas, comicas e de acção, projectando um grande futuro a sua frente, contudo filmes como Transformers, e Indiana Jones 4 poderão dar mais luz sobre a carreira deste actor que poder ter em 2007 o ano do salto para o esterlato. Morse, consegue conjugar a dualidade marcante ao longo da sua carreira que o torna ideal para o papel. Ja Carrie Ann Moss também nos parece bem num cast de bom nivel.

Enfim uma das sensações do ano, principalmente por ter conseguido no terreno do thriller a tarefa sempre complicada de fazer uma boa ideia funcionar bem.


O melhor- Uma boa ideia que resulta num bom filme.


O pior - Apesar de ser um bom objecto cinematografica, raramente consegue ser marcante


Avaliação - B

No comments: