Friday, May 04, 2007

Spider Man 3




Pois bem lançaram a caça ao blockbuster, este ano um dos mais aguardados do ponto de vista de filmes prontos a baterem todos os records de bilheteiras começou com a primeira semana de Março com o lançamento da terceira saga do multimilionario cinematograficamente falando Spider Man. O autentico campeaoa no cinema de super herois regressou com mais expetativas de que nunca, primeiro porque a partida sera o ultimo episodio da saga, depois porque o orçamento do filme batia tudo feito anteriormente, e depois porque os Filmes do Spider Man criaram ja um culto a sua volta principalmente pela coerencia e espectacularidade das suas sequencias.


Ainda que menos valorizado do que o seu antecessor, as criticas foram na sua maioria razoaveis para o filme, o parente rico do genero. A nivel de bilheteira e apesar das primeiras estimativas apontarem para valores extremamente elevados, como é sempre prudente nesta materia, as previsões normalmente saem sempre ao lado, contudo sera quase de certeza um dos grandes vencedores da temporada.


A saga do Spider Man tem determinados pontos em que bate todos os outros do genero, primeiro a inovação que fornece a cada um dos capitulos, do ponto de vista tecnico, depois a forma como consegue conciliar argumentos que unem espetacularidade, acção forte, humor e humanização das personagens ja de si fantasticas. E por fim a capacidade de fazer filmes tambem eles rico na forma como explora os sentimentos basicos dos seres humanos, com historias que buscam a primitividade dos desejos e sensações humanas.


E se neste ponto ja desenvolvidos nos anteriores filmes, o filme volta a ser extremamente forte, existem outros onde se nota um claro decrescimo de qualidade, desde logo a forma como o filme tenta abrir demasiadas frentes de conflito do personagem acabando por nao dar o desenvolvimento necessario a cada um dos segmentos da narrativa, depois na forma como caracteriza os viloes apesar destes continuarem com aspectos humanos interessantes tudo o resto e demasiado basico e limitado nestes personagens.


O filme no competo geral e eficaz, pena é que possa perder um pouco quando comparado com os seus antecessores, talvez por exigencia dos fãs que temerosos no possivel final da saga fizeram pressão para integrar o maximo de aspectos que de alguma forma encontrou a barreira do tempo na sua execução.
O argumento do filme é o ideal no ponto de vista do Blockbusters, principalmente na construção do fio narrativo e nas sequencias de acção, parece-nos mais débil na forma como caracteriza as personagens novas da saga, sendo bastante mais conseguida a continuição da definição das anteriores. Este aspecto e extremamente notorio nas personagens de Grace e Howard, contudo continua a ser extremamente eficaz a forma como concilia a acção com apontamentos de bom humor.


Sam Raimi tem em Spider Man a obra de uma vida, primeiro porque consegue manter a contiuidade de filme para filme o que e um feito ja que o cansaço da realização de blockbuster e normalmente um factor de muito peso. por outro lado conseguiu manter uma equipa de cast ao longo dos filme, aspecto importantissimo na consistencia do projecto, e por ultimo conseguiu sempre responder as expectativas cada vez mais altas de filme para filme, quer do ponto de vista do filme de forma geral quer de efeitos de produção especificamente.


O cast, a vantagem do filme é ter mantido o corpo do cast de filme para filme, o que nem sempre e facil principalmente em filmes tão expositivos das estrelas como este. Contudo este aspecto é algo tapado pela falta de talento de alguns, embora muitos defendam que nao e possivel ver spider man dissociado de Maguire, eu penso que a falta de talento e os limites do actor limitam a propria personagem, conduzindo a uma imbecilidade extremamente exagerada do segmento peter parker do filme. E quando se une a um actor fraco, um outro actor do mesmo nivel, só podemos por em causa o cast em si, ja que James Franco denota mais uma vez neste filme, principalmente nas sequencias mais intensas do ponto de vista dramatico, todas as limitações que ja demosntrou em todos os filmes que interpretou. Pensamos que o filme merecia mais qualidade de actores, mesmo que Dunst seja brilhante no papel de Mary Jane e acabe por salvar a honra do convento. QUando as novas aquisições enquando que Howard e figura puramente decorativa, Grace e Church ficam muito aquem daquilo que Defoe e Molina tinham feito nos filmes anteriores talvez devido a necessidade de partilhas cenas.


Enfim esta lançada a epoca dos blockbusters com um dos grandes colossos da epoca.


O melhor - a continuidade conseguida ao longo dos filmes


O pior - A qualidade interpretativa dramatica de Maguire e franco.


Avaliação - B

No comments: