Wednesday, February 28, 2007


The Course of Golden Flower




A media produtiva de uma grande produção de Tawian tem sido fantastica com o lançamento de um titulo por ano, capaz de demonstrar toda a capacidade deste tipo de cinema com um genero dramatico e de acção muito próprio, constituindo-se ja uma tradição no mundo do cinema o lançamento anual do seu representante.

A tradição começão com o Tigre e Dragão, e como todos os pioneiros todos os outros nunca mais conseguiram de aproximar nem da qualidade nem do sucesso do primeiro, apesar de todos os outros terem conseguido entrar nos diferentes mercados e mesmo na discussao de alguns premios, se bem que na sua maioria tecnicos e secundarios.

Este ano este Course of golden flowers foi talves de todos aquele que mais passou despercebido, primeiro porque a critica apesar de ter admirado o filme nao o aclamou, e depois porque este em pouco relevo na temporada de galardoes que acaba de terminar, conseguindo apenas umas nomeações para os oscares em algumas categorias tecnicas falhando a nomeaçao para melhor filme estrangeiro.

Este e um filme com todas as virtudes do genero potenciadas ao maximo, uma historia plena de tragedia e dramatismo, onde honra e familia são os valores principais, muito na linha do que ja tinha sido retratado em Heroi e Tigre e Dragão. Depois o conflito ao sabor de lutas que nos oferecem algumas das melhores imagens que temos possibilidade de ver na grande tela. Tudo isto num contexto impressionantemente belo, tentando retratar a sociedade chinesa de imperadores antes de cristo.

E é neste plano que achamos que o filme ressalta mais a visto, na sua componente tecnica de aderessos, guarda roupa, direcção artistica e fotografia, aspectos onde pensamos que TAwian nunca tinha arriscado e investido tanto, ficando o espectador fascinado de principio a fim com a riqueza e a beleza das imagens transmitidas, e neste particular o filme e brilhante a capacidade do espectador se envenar com as imagens que vao sendo dadas, pensadas ao promenor levam a que se abstraia do verdadeiro conteudo do filme, e só dê pelo valor deste perto do final. Este aspecto tb parece estar presente por o filme inicialmente se perder em promenores minoritarios, e pela dificuldade de assumir uma trama central. Duas secundarias vao se paralelizando sendo que aquela que talvez tenha conquistado mais o espectador seja a preterida e concluida rapidamente. Assim parece-nos que o argumento contem algumas opçoes discutiveis quanto ao relevo das narrativas e sequencia destas, mesmo que contenha bem definidos os ingredientes habituais e necessarios para este tipo de filmes, talvez falhe na inexistencia de lutas individuais que normalmente serve momentos coreografos de grande beleza e que tao bem inaltecem este tipo de filmes.

A realização de Yimou vem na linha do que ja tinha feito no intragavel segredo dos punhais voadores, oferencendo imagens de beleza incomparavel, se bem que neste filme parece-nos mais evoluido e ainda mais rico do que nos anteriores, pena e que ainda lhe falte a qualidade como autor para chegar ao que facilmente lee chegou, (Sem grandes experiencias anteriores) em Tigre e Dragão. Mas com este volume de tentativas, achamos que todos tamos atentos a isso.

Para o cast, Yimou preteriu desta vez da Habitue Zanhg Ziu, apostando em dois das maiores estrelas deste cinema, com dimensao internacional, Chow Youn Fat, uma das maiores estrelas e protagonista de Tigre e dragão, e Gong Li que depois das brilhantes prestações em Memorias de uma Gueisha e acima de tudo Miami Vice, aparece-nos numa estreia no genero, ambos recriam bem as suas personagens, se bem que se note que neste genero de filmes as interpretações sao deixadas para segundo plano, evidenta na fraquissima prestação da maioria dos restantes actores.

Enfim a proposta apresentada por Taiwan para 2006, com os seus mais conhecidos predicados presentes, longe do melhor, mas sempre capaz de nos oferecer historias dramaticas intensas e imagens unicas.


O melhor - A direcção artistica do filme... do melhor alguma vez feito.


O pior - O drama sempre presente para quando um filme diferente...


Avaliação - B

1 comment:

Jorge Soares Aka Shinobi said...

Olá,

antes de tudo cumprimentos pelo blog que está muito bem.
Se me permites, "The Curse of the Golden Flower" não é uma produção de Taiwan, mas sim da China, tanto que até foi a proposta deste país na pré-selecção para o óscar de melhor filme estrangeiro. O realizador Zhang Yimou também é natural da China, e os actores também com excepção de alguns que são da região administrativa de Hong Kong.
Continuações de boas críticas cinéfilas!