Sunday, February 18, 2007




Ta na moda os filmes norte americanos abordarem as dificuldades politicas em Africa, tudo começou com Hotel Ruanda e desde ai Hollywood nao tem parado de adaptar contextos diversificados, este ano ficaram três destes titulos para o final do ano: o ja analisado Blood Diamond, Last King of Scotland e o parente pobre Catch a Fire.

De todos estes e pese embora alguma dimensão do realizador Phillip Noyce, Catch a Fire era o filme mais modeste, primeiro porque nao conseguiu convencer o publico e a critica preferiu outros filmes entre eles Last King of Scotland, depois a inexistencia de um elenco de renome tambem pode contribuir para a fraca carreira comercial do filme.

De todos os filmes, talvez catch a fire tenha dois pontos a seus favor, primeiro e o unico que arrisca dar avisão dos africanos, e por outro tem o tema politico mais controvesio e mais polemico de todos, o Aperthied, mas a isso une-se o facto de Noyce ser acima de tudo um realizador de filmes de acção algo vazios, o que se visualiza na falta de conteudo complexidade e ambição do filme.

Todos os aspectos valorativos do filme rodeam a personagem interpretada por Luke a unica com sentido politico, com dinamicas pessoais e interactivas complexas, de resto o filme segue extremamente esteriotipado, sem arriscar, e sem aproveitar um contexto que poderia ser extremamente rico numa possivel analise valorativa do filme.

Apesar de nao ser brilhante o filme e politicamente correcto pertinente abordando um tema ate a actualidade pouco desenvolvido pelos grandes estudios e pela industria de cinema norte americana.

O argumento do filme é extremamente simplista nao parecendo aproveitar todo o potencial quer do tema quer mesmo da interação das personagens, tudo parece extremamente circunstancial e linear numa questão toda ela pouca linear. Nota se tb um subdesenvolvimento da facção branca do filme, cujas personagens parecem carentes de dimensoes pessoais, com tiques estereotipados ao maximo.

A produção cultural do filme esta longe do que ja vimos em filmes que tentam retratar os ambientes conturbados de africa, optando por minimalismos neste aspecto. Este ponto pode estar relacionado por o filme se tratar de uma produção mais comedida economicamente e tambem de algumas dificuldades de Noyce.

No que diz respeito a realização o facto de Noyce ainda ser novo nas andanças de filmes politicos conduz a que o filme esteja recheado de tiques tipicos dos filmes de acção, genero onde noyce atingiu um espaço proprio em Hollywood, contudo nos ultimos tempos temos vindo a assistir a tentativa do realizador fazer filmes mais serios e com uma vertente mais politica, bem como abordar diferentes culturas. Contudo ate ao momento tem sentido extremas dificuldades em cimentar esta posição no genro. Nao tanto pela falta de qualidade dos seus filmes mas por alguma indiferença manifesta quer da critica quer do publico as suas obras mais recentes. Parece-nos que tb nao sera neste filme que este objectivo seja alcançado.

Quanto ao cast, parece-nos uma excelente escolha a de Derek Luke para assumir o filme, o actor surpreende tudo e todos, com momentos de grande intepretação, assumindo a premonição efectuada por Washington quando o convidou na sua estreia na realização, assim parece-nos estarmos perante um actor com potencial para substituir Washington nos papeis asusmidos por este. A qualidade está presente num actor jovem mas que demosntra muito potencia. Ja Robbins parece nao encontrar caminho depois do Oscar de melhor actor secundario parecendo ter ficado extremamente ligado a personagem encarada em Mystic River, aparecendo agora quase sempre em recriaçoes de personagens mentalmente abaladas, que soa extremamente a repetição ja que nem todos os realizadores sabem dirigir como Eastwood.

Mesmo assim parece-nos importante salientar a coragem de Noyce em abordar um tema complexo, se bem que de uma forma talvez demasiado modesta.


O melhor - A surpreendente maturação interpretativa de Luke, esta pronto para conquistar Hollywood.


O pior - Todo o contexto e articulações do filme sao por demais vistas em filmes do genero .


Avaliação - C+

No comments: