Sunday, February 04, 2007


The Good German




A presunção no cinema normalmente terminam mal. E este aspecto esteve bem presente durante a produção deste novo filme, desde declarações dos produtores que o nomeavam de novo casalanca alias as semelhanças do cartaz sao curiosas. Ate as declarações de Clooney que apostava a cabeça caso Blanchett nao ganhasse a estatueta. As expectativas estavam no alto.

Contudo quando as primeiras criticas começaram a surgir logo se viu que o filme estava longe d concenso e se em materias produtivas existiam promenores interessantes do ponto de vista narrativo o filme tornou-se uma desilusão completo. No seguimento de uma carreira de altos e baixos sodenberg do ponto de vista de bilheteira parece nao conseguir sequer entrar nos circuitos comerciais a nao ser na saga de Oceans...

Good german e uma obra singular do ponto de vista de imagem, realizado como se estivessemos nos anos 40 para dar um ponto de vista mais documental e contextual com a epoca a qual o filme se reporta, este paramentro esta efectuado de uma forma irrepreensivel. COntudo o filme falha principalmente na falta de interesse de um argumento extremamente emranhado, com nos narrativos que nunca consegue desatar, por outro lado o filme parece segmentado em frangmentos demasiado desligados. A historia leva-nos para o termino da segunda guerra mundial, em plena alemanha, na ressaca de uma guerra desgastante temos Lena a tentar aos poucos assegurar a sua saida do conflito utilizando tudo e todos para esse objectivo, o filme tenta introduzzir de forma impressionantemente frustante algum enigma, contudo o espectador esta tao desligado do filme que nem da por isso. Com o decorrer do filme a intriga fica cada vez mais emaranhada e confusa, colminando num final que quase passa despecebido ao espectador.

O argumento e o ponto mais debil do filme, desinteressante com pouco ritmo e extremamente confuso, as personagens nunca conseguem ser caracterizadas de uma forma satisfatoria, e as relações entre estas extremamente confusas.

A realização de Sodenberg vem demonstrar que o autor teima em nao conseguir conciliar com a critica por muito que tente inovar empreender ou mesmo inventar na sua forma de realizar. Sendo este filme o culminar de um estado de forma que merece uma reflexao por parte do realizador, que vai ganhando bolhas de ar nas distribuidoras e produtoras por conta da saga milionaria de Danny Ocean.

O cast para alem da presença habitue do realizador de George CLooney, e que na minha prespectiva limita muito a prestação do protagonista, ja que na minha opiniao Clooney esta longe de ser um actor versatil. Ao qual se junta as extremamas limitaçoes interpretativas de um terrivel Tobey Maguire, felizmente temos Blachet para salvar as interpretações de um filme que demonstra mais uma vez a excelente qualidade e forma da actriz.

Enfim mais do mesmo ou seja um fiasco critico e de bilheteira de Sodenberg take 4...


O melhor - A forma como o filme e filmada uma recriação do cinema dos anos 50.


O pior - A Presunçao dos intrevenientes do filme, tanto paleio por um filme tao modesto.


Avaliação -C

No comments: