Sunday, February 25, 2007


Bobby




Era um dos filmes mais esperados do ano, nao porque se esperava um grande filme, mas sim porque era o risco total de um actor mergulhado no esquecimento e em problemas a varios niveis que aposta tudo o que tem num filme de sua autoria, em que arrisca tudo para regressar a fama como se tratasse de um ultimo suspiro.

Nao se pode dizer que Emilio Estevez ganhou na totalidade este enorme desafio, o filme apresentado em veneza teve uma recepção extremamente fragmentada, entre aplausos intensos e assobios, e ao mesmo tempo o filme teve longe de uma recepção de bilheteira calorosa. Nao conseguindo se intrometer na luta pelos premios, seu objectivo primario.

Para este risco todo Estevez optou por um filme original, mas extremamente arriscado tentando contar as 22 historias de pessoas presentes no hotel onde bobby Kennedy acabava por ser assassinado tentando com estas historia por um lado homenagear o politico e contextualizar o ambiente politico onde estava inserido

O filme e narrativemente pobre, o risco é extremamente absurdo levado pelas dinamicas de filmes que compactam historias estevez leva ao exagero este pronuncio o que fragiliza em grande escala o filme, primeiro porque nenhuma historia consegue ganhar a profundidade necessaria e por outro lado as personagens sao extremamente vazias, e demasiado soltas. A originalidade e intenção sao boas mas o resultado soa a frustante ja que com 2 minutos por historia dificilmente se consegue convencer o espectador.

As historias sao extremamente diferentes e com diferentes intensidades e se existem algumas com um valor moral interessante existem outras que funcionam como mero acessorio para a dinamica e desenvolvimento do filme.

Todos estes aspectos tornam este filme algo penoso de seguir que so consegue ganhar ritmo com a entrada no hotel de Bobby, mas mesmo assim tarde demais para salvar o filme. E obvio que o filme podera estar extremamente perto do coraçao dos americanos, mas dificilmente conseguira convencer alguem externo a realidade externa que o filme tenta contar.

O argumento é um risco demasiado idiota tentando compilar e fazer o impossivel conciliar 22 historias em pouco mais de hora e meia de filme, como e obvio esta tarefa falha, tornando um filme segmentado, com pouco mais de que pequenos apontamentos para cada story. A intenção era boa mas extremamente dificil de por em pratica.

A realização de Estevez acaba por ser um dos pontos mais valorizados e artisiticos do filme, arriscando a reuniao de imagens reais com imagens ficcionais com as dificuldades que sao inerentes, mesmo assim nestas ultimas existe alguma dificuldade em arriscar salientando se apenas a desfocalização da personagem do Bobby.

O cast e recheado de estrelas, talvez numa manifestação de relação proxima do seu realizador mais de duas dezenas de estrelas de hollywood resolveram colaborar neste projecto, onde se unem alguns dos actores que assim como Estevez se encontram na mare baixa de carreiras outrora de sucesso, como Slater, Stone e Moore, e outros que mesmo em boa forma tem a polemica consigo Lohan e Wood. Nenhum deles brilha mas as suas presenças tornam sem duvida este filme mais rico, mesmo que grande parte deles nao seja totalmente conhecido pelas suas qualidades interpretativos.

Enfim o risco deve ser pensado e nao inconsciente, mas o esforço e dedicaçao foram valorizados com a nomeação para globo de ouro de melhor filme dramatico.


O melhor - A pele que estevez deixou por este filme


O pior - 22 historias era impossivel resultar


Avaliação - C

No comments: