Monday, December 25, 2006


Babel



Se existiu em filme que desde cedo se anunciou como candidato ao Oscares deste ano, esse titulo foi sem duvida Babel, a obra do mexicano Inarritu, desde a proclamada apresentação no Festival de Cannes, adiou a sua estreia nos EUA para a recta final do ano para poder almanejar lucros nas diferentes entegras de galardões.

E para ja podemos dizer que a estrategia esta a colher frutos, embora ate agora ainda nao ter ganho muitos premios, apenas alguns para Yakusho como melhor actriz secundaria, o certo e que a liderança nas nomeações para os conceituados Globos de Ouro sao um bom prenuncio para o que pode surgir nos Oscares.

Não se trata de um filme para um publico generalista, nem tão pouco um filme facil, o estilo Inarratu é como algo estranho que nem sempre as pessoas gostam. E isso observou se quer no publico em geral quer na critica que embora tenha aplaudido na sua maioria o filme, parece respeitar mais o filme de que adorar.

E a nossa opiniao vai nesse sentido a obra e indiscutivelmente de qualidade merece o nosso respeito, e interessante com conteudo, mas dificil de fazer amar, e aqui joga o facto de anteriores filmes que abordaram a mesma problematica terem sido mais marcantes mais explosivos.

Alias a falta de movimento e ligação do filme por momentos torna-se quase absurda, sendo a nossa opiniao de que Inarratu nao deveria ter medo de arriscar em historias sem paralelo como o fez em amor cão, do que fazer ligações insignificantes como neste Babel. Contudo este estilo e sempre algo que exige mestria para nao cair no disparate e neste aspecto o filme resulta muito bem.

Do ponto de vista politico tambem aqui Babel funciona na perfeicao salientando as virtudes e defeitos de diversas sociedades que o Argumentista Arriaga mostra conhecer muito bem, principalmente a mexicanda donde sao originarios, e onde saem os momentos mais brilhantes do filme.

O argumento do filme e de grande qualidade adulto, emocionalmente forte, denso e acima de tudo coeso nas parte, que deveriam ser assumidas como capitulos indiferenciados, mesmo assim o valor deste segmento do filme e sublinhado pela forma brilhante com que e contextualizdo os diferentes habitats do filme.

Inarratu apesar de ainda estar longe de Cuaron, no risco e na qualidade das imagens transmitidas, ao optar por um estilo mais indie acabo por apaixonar mais os criticos e colocar a camara a funcionar em prol do argumento e nao o contrario.

O cast acaba por ser o ponto forte do filme, dai o facto de ter 3 nomeaçoes de interpretação para as proximas ediçao dos globos de ouro. Neste aspecto acabam por ser as desconhecidas a brilhar num cast meticuloso mas que funcionou na prefeição. Mesmo os consagrados Pitt, Bernal e Blanchet demonstram estar em grande forma principalmente a superstar Pitt arredado de bons momentos a algum tempo.

Enfim um filme que ainda vai andar nas bocas do mundo na epoca de galardoes apesar de nos parecer um dos parentes que nao pode pedir muito mais que nomeações


O melhor - Babel no mexico, onde Inarratu e Arriaga movimentam-se na perfeição contextualização impressionante


O Pior - O ritmo do filme demasiado desacelarado para um filme que deveria ter tanto movimento.


Avaliação - B

No comments: