Saturday, December 30, 2006


All The Kings Man



O mundo do cinema pode se tornar o mais cruel de todos, um objecto a partida infalivel, senao vejamos, um remake de um filme de grande sucesso, um realizador que apesar de estreante estava ligado em função menores a grandes sucessos, uma aposta total de uma produtora, e talvez o elenco com mais qualidade dos ultimos anos. Unico senão do filme o atraso de um ano no lançamento de forma ao filme ser melhor preparado para a possivel conquista dos oscares. Foi este o enstusiamante meio produtivo de um filme que colocou desde cedo agua na boca de todos os cinefilos espalhados por todo mundo. Era o vencedor antecipado do ano...e que rapidamente se transformou num dos maiores floops da historia do cinema moderno, despresado pelo publico e acima de tudo odiado por uma critica que nao poupou criticas a uma arrogancia total de um filme que pensou que tinha tanto em tao pouco.

O grande ponto fraco do filme assenta numa tentativa de adaptar o filme a uma realidade cinamtografica actual, e que acab por tornar o filme confuso, sem interesse e extremamente monotono, para alem disso o baile de estrelas esta ao serviço de uma manta de retalhos que nao permite que ninguem consiga fazer nada do filme.

As expectativas das pessoas e principalmente da critica tambem justificam classifiações tao baixas para este titulo que apesar de mediano esta longe de ser um pessimo filme.

Outro dos erros do filme foi tentar fazer um filme sobre a politica com suspense sendo uma autentica salada de fruta que nao se assume como nada, fica de bom neste aspecto algum ritmo que o filme adquire na segunda parte e que combate a monotonia criada na primeira.

O argumento e um autentico disparate pegado, e o principal motivo deste falhanço geral, que demorara muito tempo ate repor danos.

Surpreendentemente acaba por ser o caloiro neste caso o realizador aquele que melhor se apresenta no titulo, apesar de provavelmente ser este que mais lesado sera com este floop, certo e que no capitulo da realização o filme esta muito bem conseguido, arriscando em planos fortes onde se salientam as magnificas imagens dos discursos politicos de penn, realizados com excelencia.

A nivel de actuações e era aqui que todas atençoes estavam colocadas com o maior cast dos ultimos anos, e apesar de nao serem eles a fonte negativa do filme o certo e que todos eles estao longe do seu melhor, com particular destaque para o cliche de Sean Penn nos seus discursos politicos teatralizados em excesso. Jude Law, ja demonstrou melhores momentos no cinema apesar de ser ele que preenche todo o filme retirando o protagonismo anunciado a Penn. Quanto aos outros secundarios de luxo como Ruffallo, Winslet, Hopkins, Clarkson e Gandolfini, seria exactamente igual se tivessemos a falar de simples desconhecidos ja que a sua participação mostra-se indiferente para o sucesso ou nao do filme.

Enfim um fenomeno inexplicavel onde tantos meios geram um objecto tao mediano como este


O melhor: Os promenores de realização de Zaillian, enfim com outro argumento poderia ser o inicio de uma carreira promissora.


O pior - A forma como o filme defrauda as expectativas, injustificavel


Avaliação - C+

No comments: