Friday, December 29, 2006


Marie Antoinette - Maria Antonieta
Starring:
Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Asia Argento, Rip Torn, Molly Shannon
Directed by:
Sofia Coppola


Depois de Lost in Translation, o mundo cinematografico aspirou limites inultrapassaveis para a carreira futura de Sofia Copolla, ainda mais que esta apostava na mitica Rainha de França MAria ANtonieta para dar seguimento a sua pequena mas brilhante carreira. As luzes ficaram atentas ao que Copolla poderia fazer com mais meios produtivos, podia surgir um epico bélico de autor. Desde logo foi apontado como candidato aos oscares ainda nem argumento exestia. COntudo o belo começou a desmoronar quando veio os adiamentos de estreia, de final de 2005 foi adiado para outono de 2006, e sabemos que isto normalmente nao e um bom pronuncio e na realidade não o foi. Já que o filme por um lado ao estrear em Cannes teve uma divisão total de opiniões o que arrefeceu de forma brutal os animos relativos a um filme, que acabou por estrear sem grande alarido e sem grande atenção quer da critica quer do publico, sendo aqueles que apontavam a obra mestra da rainha coppolla a sua obra mais insignificante ate a data.

E a verdade é que o filme é extremamente insignificante, se por um lado a marca da autora e bem visivel, no caracter idilico que o filme adquire, a riqueza visual de imagens utilizando a premissa da prioridade das imagens pelo dialogo. COntudo muito fica aquem, o caracter bélico do filme, o factual, quando damos por nos ja o filme precorreu mais de metade e nada de concreto aconteceu, e o filme precorre este caminho pouco incerto desligado sem fio de condução vago, priorizando os promenores dos sapatos dos vestidos, parecendo a narrativa um mero acessorio em todo o filme. Este aspecto torna-o poro um lado extremamente aborrecido, e depois um total despredicio de meios, num filme quadro, extremamente desinteressante.

Assim o filme parece como aqueles livros muito descritivos mas que na realidade nada acontece, no final continuamos sem ter uma ideia de quem e ou foi Maria antonieta, nem em factos nem em ficção porque o filme nao nos dá nada. Saimos expertos em costumes da realeza, mas sera isso que os espectadores procuravam ou expectavam neste filme. Sinceramente nao me parece, sendo o filme deficitario em materia humana, sentimentos ou mesmo relações.

O argumento é totalmente inexistente, ou seja incompreensivel como uma vencedora de oscar nesta categoria pareça tirar ferias neste particular e limitar-se a demonstrar tiques de menina birrenta com a mania de surpreender.

Ja na realização Copolla parece melhor que nunca filmando com um primor artisitco impressionante, se bem que pareça sentir mais dificuldades em cenas de maior movimento.

O grande risco e que acaba por funcionar bem no filme e a Banda sonora modernista assumida por o filme, que se por um lado e claramente descontextualizado por outro dá o pouco movimento e acção ao filme extremamente parado.

De referir a qualidade do filme ao nivel tecnico onde se destacam, a direcção artisitica, vestuario e fotografia do melhor produzido este ano.

Ao nivel do cast, de referir que todo o filme esta ao encargo da capacidade de Dunst se exprimir facialmente, e se por um lado a actriz podera ser ainda bastante verde para tamanho encargo, parece-nos importante frisar que ela em momento algum compromete o filme, oferecendo uma das melhores interpretações da sua carreira, ja nos parece mais duvidoso a escolha do limitado Schwartzman para o papel do rei Luis 16, aqui a cunha familiar parece-nos ter sido factor chave na escolha.

ENfim uma das maiores desilusões do ano do ponto de vista geral, Copolla parece-nos ainda nao estar pronta para entrar no mundo das grandes produções, pois nao encaixa com o seu perfil como autora


O melhor - O nivel produtivo do filme, extremamente feliz em diversos niveis.


O pior - A forma como COpolla encara este historico filme de uma forma caseira imcompreensivel


Avaliação - C

No comments: