Tuesday, December 26, 2006


Deja Vu



è indiscutivel a capacidade de Buckheimer rentabilizar em sucesso tudo aquilo que produz, quer seja Blockbusters quer seja filmes de acção. Dai que ao auxiliar-se a um realizador de sucesso como Tony Scott previa-se um grande sucesso a caminho, contudo os resultados tiveram longe do esperado, primeiro porque esta epoca e mais forte para titulos mais intensos dramaticamente, e por outro porque o filme incidia num argumento algo complexo.

Mesmo assim o filme acabou por se converter num filme acariciado ao de leve pela critica que sublinhou a coragem de um filme dificil sobre varios niveis.

Se estamos habituados a vertente action de Tony Scott certamente vamos ficar surpreendidos com este deja vu, primeiro porque adopta um ritmo mais lento, e depois porque incide num argumento mais forte, neste capitulo dos filmes de acção. A historia refere-se a um policia que com novos mecanismos consegue assistir em tempo real aos acontecimentos que tiveram lugar 4 dias antes de forma a precaver um atentado bombista, o filme que começa a um ritmo calmo adopta a determinado tempo uma acção mais forte com promenores algo irrealistas, alias a falta de realidade do filme acaba mesmo por ser o ponto mais debil do filme, parecendo em determinados momentos um filme de ficção cientifica.

Os pontos fortes do filme assentam na coesao de um argumento dificil, mas que acaba por funcionar como um todo completo, apesar de por vezes adaptar alguns atalhos algo remendados que apesar de discfuncionais nao retiram o caracter pratico que o filme adquire.

A realização marca o regresso de Scott ao terreno onde melhor se movimenta como a acção, depois de uma tentativa frustadissima de entrar pelo terreno de filmes mais factuais e dramaticos como o Horrivel Domino.

A nivel de interpretação o facto de terem recorrido ao sempre fortissimo Washignton como estrela maior minorizou a partida os poucos riscos que o filme tinha neste particular. Brilha ainda neste particular a presença femenina de Patton, e ainda um vilão de serviço Caviezel, tentando relaçar a sua carreira pos Paixao de cristo.

Enfim o action Movie de final do ano com explosões a moda de Scott e Buckheimer.


O melhor - A ideia inicial do filme prespicaz e forte para um titulo de acção


O pior - A falta de realismo de um titulo que é demasiado ivermosivel para o genero


Avaliação -B

No comments: