Monday, December 25, 2006


Apocalypto



O sucesso critico e acima de tudo do publico tornaram Mel Gibson como um dos realizadores mais proeminentes e poderosos dos EUA, Radical nas posições que condicionam o facto de realizar os seus filmes em linguas mortas, nao tendo medo das reprecurssoes de mercado que este facto poderia ter nos espectadores.

COntudo a meio deste ano Gibson sofre um reves enorme, vitima de uma personalidade rude, declaraçoes anti semitas, fazem com que a super estrela caia fortemente na popularidade, facto que levou a que fosse severamente criticado, causando mesmo duvidas sobre a distribuiçao do filme.

De filme aguardado rapidamente apocalypto tornou-se uma manta de nevoeiro, que Hollywood assistia chegar com grande desconfiança.

E foi neste clima que o filme surgiu, depois das palavras de gibson, as opçoes para os OScares eram quase nulas, o sucesso comercial de um filme sem estrelas, falado em lingua morta como o MAia, e acima de tudo ao contratio de paixao de cristo a historia estava longe de ser intressante para um publico geral, parecia tambem condenado ao fracasso.

COntudo e apesar de estar longe de ser unanime o filme salvou-se mais no aspecto critico onde demonstra uma tecnica perfeita, numa historia simplista ao maximo. No aspecto comercial o filme passou por completo ao lado do publico, que depois de uma primeira semana razoavel, diluiu-se numa mare de novas estreias mais apelativas.

O filme apesar de a nivel de imagens ser inovador apelativo, arrojado, perde grande conteudo numa historia vazia, que se limita aos sacrificios de um grupo as maos de outro, optando por uma violencia fisica extrema que ja era visivel em paixao de cristo. Contudo o filme torna se quase vazio quer na complexidade das personagens, narrativas e dialogos.

EM determinado ponto o filme parece querer alterar para um registo mais denso emocional, mas rapidamente volta a uma narrativa extremamente fisica e com pouco cerbero.

A realização de Gibson, brilha por si so ao qual se une uma força e um risco grande, que neste particular ganha a esta medida, o filme pode ter demonstrado uma fraca evolução de um autor mas demonstra a autoridade com que Gibson se começa a assumir como realizador.

O argumento e o ponto que coloca este filme num patamar menor nesta fase de grandes filmes em Hollywood, ja que a sua presença e quase residual num filme que necessitava de maior complexidade de personagens para ser um marco no panorama cinematografico.

O maior risco do filme, ou seja optar por quase amadores para assumir um filme tao grandioso como este poderia albergar alguns riscos contudo parece-nos um aspecto que nao danifica o filme, talvez porque prespectivando defices a este nivel, Gibson optou por exigir uma maior interpretaçao fisica dos actores mais facil, do que uma intrepretaçao verbal e emocional mais exigente,

Um dos filmes mais aguardados do ano, e que por circunstancias de diversa ordem passou ao lado de um ano cinematografico intenso... Podera estar nos Golden GLobes como melhor filme estrangeiro apesar de nao ser previsivel


O melhor. O realismo da realização de Gibson, a cena do espetaculo de tortura entra na mente de cada cinefilo..


O pior - A historia do filme demasiado basica para um filme com ambições fortes


AValiação - C+

No comments: