Sunday, October 08, 2006


The Ringer - O verdadeiro anormal

Starring:
Johnny Knoxville, Brian Cox, Katherine Heigl, Jed Rees, Bill Chott
Directed by:
Barry Blaustein

Johnny Knoxville, é uma das novas sensações da comedia fisica do cinema actual. O mentor da explosão de sucesso Jackass, ganhou um estatuto que lhe permite marcar presença, ou ate mesmo protagonizar produções já com alguma dimensão dentro do panorama do humor americano. Contudo parece-me que os titulos que escolhe estão extremamente ligados a um humor fisico de uma total humilhação, muito na onda do que protagoniza em Jackass, e que talvez os filmes venham a demonstrar alguma falta de talento fora da loucura contagiante que demonstra o reallity show da Mtv.
The ringer é uma comedia tipica dos seus produtores, ou seja os Irmãos farrelli, que nos leva ate um agente de seguros, que para auxiliar um amigo a recuprerar os dedos leva-o a entrar num plano que lhe permite ganhar o dinheiro suficiente para cumprir o objectivo, contudo para isso tera de se fazer passado por atrasado mental e competir nas paraolimpiadas.
Depois o normal um conjunto de situações comicas, contudo muito suaves, uma historia romantica, tudo muito suavezinho e acima de tudo muito low profile, num tema sempre defensivo como o mundo dos deficientes.
O filme vai se desenrolando sem grande pressa, e sem grande humor, sendo poucas vezes engraçado ou mesmo conseguido do ponto de vista do humor, limitando-se a passar um humor fisica pouco original enquadrado numa historia tambem ele ja muitas vezes vista nas comedias familiares oriundas de Hollywood.
O filme, mesmo sendo uma das primeiras apostas de Knoxville como figura central acabou por ter resultados medianos nas bilheteiras, mesmo numa altura em que o cinema ja se centra nos filmes de qualidade para a disputa de premios, sendo que os resultados foram extremamente surpreendentes positivamente na magnifica carreira no mercado de Aluguer de Dvd, que levou a um repensar de estrategia da europa, que culminou com o lançamento apenas deste circuito na maioria dos paises do velho continente.
O argumento do filme, apesar de numa primeira impressao nos parecer arrojado, acaba por se transformar numa tipica comedia romantica que aborda ao de leve o tema da deficiencia, dando mais uma vez uma imagem magica destas pessoas especiais, na narrativa esta desenvolve-se de uma forma um pouco oca e segue as linhas gerais do genero salientando os grandes defeitos do genero.
A realização e normalissima, sendo que o filme nao exige quase mais nada do que o elementar a este nível
O cast encabeçado por Knoxville, nao e posto a prova, embora nos pareça claro alguma dificuldade do actor em mostrar carisma para liderar um elenco mesmo quando os papeis parecem a sua medida, como neste filme em que tinha que passar por atrasado mental ficticio, ja de salientar tb a presença de Brian Cox num registo de comedia pouco habitual no seu curriculo mas que nos pareceu bastante refrescante e talvez a necessitar de mais tentativas.
Um filme que mais uma vez vem demonstrar que no mundo da comedia muitas vezes o rastilho causa mais explosao do que a propria bomba.

O melhor- Cox, surpreendente numa comedia nada ao seu estilo

O pior - O filme ser mais do mesmo no genero sendo uma copia narrativa de milhares e milhares de filmes de domingo a tarde

Avaliação - D+

No comments: