Tuesday, October 03, 2006


Invencible

Starring:
Mark Wahlberg, Greg Kinnear, Elizabeth Banks, Kirk Acevedo, Lola Glaudini
Directed by:
Ericson Core

É facil de perceber a dificuldade dos filmes sobre futebol americano, entrarem num mercado externo, dai que seja recorrente encontrarmos montanhas de filmes, com uma carreira comercial bastante positiva nos EUA, mas que nunca chega as nossas salas de cinema caminhando directamente para video. Foi o caso de Rookie, HArdball, Miracle e Friday Night Lights. Este ano, um novo perfila-se o mesmo destino, com este invencible, contudo rumores apontam que pelo menos entre nos este filme tera lançamento no cinema, temos e que aguardar.
Este filme, alem de um filme sobre futebol, enquadra uma situação social complicada e acima de tudo é um biopic, de um dos desportistas com a historia mais curiosa, ja que apenas se estreou aos 38 anos, sem nunca ter jogado futebol americano, tendo tido uma carreira de sucesso. A historia para alem de curiosa e interessante, pena e que o filme caminhe quase para o conto de fadas, retirando algum realismo sempre necessario para um biopic, onde as dificuldades sao ultrapassadas quase por toque de magia sem o espectador se aperceber, retirando alguma qualidade factual interessante.
Contudo como é comum neste tipo de filmes o entertenimento e garantido, mesmo que pensamos que este filme e um pouco mais pausado do que a maioria do genero, e que talvez abosrdado de outro forma, poderia ir mais alem de que uma simples historia de conto de fadas distribuida pela disney.
O bem deste tipo de filmes e que facilmente agrada ao espectador e nao enerva a critica o que permite um precurso descançado
O argumento do filme, parece baseado numa hisotria encantadora, mas por outro lado parece que esta foi muito trabalhada em questões de argumento para se parecer ainda mais com uma historia onde tudo corre para o final feliz.
A realização embora sem o primor ja conseguido em filmes de futebol americano acaba por ter promenores interessantes, onde se sublinha o excelente enquadramento e caracterização temporal do filme.
Quanto ao cast, parece-nos natural, apostando em actores proximos do publico, que apostam num filme que nada pede a nivel de grandes momentos de actuação, limitando-se ao esforço minimo, se no caso de Kennear penso que e o ideal para si, e enquadra-se bem na sua carreira extremamente cautelosa, penso que Walbergh depois de heartbreackes onde este bem perto dos prémios, demonstrou capacidade para ir mais alem, do que se limitar a fazer estes papeis de protagonista heroi que tem marcado desde algum tempo a sua carreira.
O sport movie do ano, num filme sem grandes riscos, perfeito para os homens americanos, mas que tera as dificuldades dos seus antecessores em ter sucesso ou mesmo ser lançado fora de portas

O melhor - Curiosidade da historia da personagem, sem duvida a merecer a atenção da homenagem

O pior - Cai em demasiados esteriotipos do genero, nao sendo tão interessante nem ritmado como os melhores do genero

Avaliação - C+

No comments: