Tuesday, October 17, 2006


Crank

Starring:
Jason Statham, Amy Smart, Efren Ramirez, Jose Pablo Cantillo, Jay Xcala
Directed by:
Mark Neveldine, Brian Taylor

Se pensaram que ja viram ritmo no cinema esqueçam, e desloquem-se ao cinema para ver este hiperactivo Crank. Realizado de uma forma original este crank é daqueles filmes que faz o espetador vibrar na cadeira com o ritmo completamente electrizante capaz de fazer acordar um morto. Organizado de uma forma extremamente original o filme vai desde o limite de acção ate a um humor negro de grande qualidade, mesmo num filme onde a historia de base esta apenas ao serviço do ritmo.
O filme acabou por ser bem recebido pela critica por um lado e por outro obter uma boa receita nos EUA, muito motivado pelo contagio de acçao e a originalidade assumida pelo filme.
A historia e basica a personagem principal, acorda depois de ser envenenado, em que o unico antidoto é a adrenalina criada pelo proprio corpo, dai que a partir desse momento andamos com a personagem atras de aventura e vingança tentando sempre manter a adrenalina ao maximo, efeito dificil de conseguir mas que o filme atinge como poucos. As situações sucedem-se a um ritmo incrivel, sendo os tiques de autor criados a todos os tempor com alguns toques a robert rodriguez e Guy ritchie rapidamente nos aproximamos de uma conclusao claramente brilhante. O mal do filme acaba por ser, o facto da historia ser pouco mais do que a procura de acçao e acima de tudo o exagero com que facilmente cai, ainda na retina a mitica cena de sexo com entre os protagonistas que tem tanto de divertida como de ridicula.
O argumento do filme esta ao serviço da acção e da originalidade do autor sendo neste particular o aspeto mais deficitario do filme.
A realização e incrivelmente original, com apontamentos de classe, como a contextualizaçao espacial recorrendo ao google earth.
E por fim um cast onde Statham se movimenta como uma luva ja que e tipico em filmes de acção ritmados, contudo normalmente sem metade da originalidade e a qualidade de Cranl. O filme nao exige muitos dos actores dai que Smart acabe por passar despercebida no meio de tanta acção, o que talvez deixe de parte um possivel talento que se começa a perder por filmes mais modestos.
Enfim o filme mais movimentado e com mais ritmo do ano, que deixa o espectador cansado, apesar de na sua historia ser nada mais nada menos do que vazio.

O melhor - O ritmo do filme completamente alucinante, na maneira positiva da palavra..

O pior- O conteudo do filme entra muitas vezes no ridiculo que nos diverte mas que por outro lado tira algum "sumo" ao filme

Avaliação - B

No comments: