Sunday, October 15, 2006


Reinassance

Starring:
Robert Dauney, Patrick Floersheim, Crystal Shepherd Cross, Laura Blanc, Isabelle Van Waes
Produced by:
Jean-Bernard Marinot, Aton Soumache, Roch Lener

Um dos filmes mais esperados do ano, vinha da europa. Era um filme que nos trazia uma animação completamente diferente, rodado em grande parte com jogo de sombras prometia revolucionar o mundo da animação principalmente para adultos.
Contudo se bem que o markting era extremamente prometedor, certo é que o filme ficou muito aquem das expetativas relativamente a resultados. Por um lado a critica nao se rendeu ao filme, apreciando o seu valor inovador, e as bilheteiras foram frustantes nao conseguindo conquistar nem sequer o seu pais de origem o que lhe fechou algumas portas. Veremos se Portugal nao seguira esse caminho.
Mas se é certo que o aspeto tecnico do filme é muito forte, principalmente nos desenhos apresentados, surpreendendo a cada minuto que o filme passa. Por outro a nivel de argumento o risco foi demasiado grando dando-nos um filme de intrigas e raptos, algo confuso e pouco interessante que aos poucos vai agarrando um espectador adormecido.
Mas o ponto que mais falha acaba por ser a conjugação de imagens limitadas a duas cores, e uma caracterizaçao inicial das personagens, que conduz a que muitas vezes o espetador nao consiga diferencias as personagens, ja que para alem das similaridade fisica das mesmas, a falta de luminusidade do filme provocam alguma confusao no espetador.
O aspeto tecnico do filme e deslumbrante oferecendo uma prespectiva futura de Paris completamente brutal, e que vale o risco de um filme, que se fosse trabalhado num estudio de Hollywood talvez fosse uma das revelações do ano, e quem sabe estaria no topo da lista de candidatos a melhor filme de animação.
A escolha de vozes, apesar de nao ser um ponto a salientar acaba por se conjugar bem dentro da toada que o filme assume.
Enfim, uma das animações mais prometedoras do ano, que nos parece ter se centrado em demasia nos pontos tecnicos deixando para tras o argumento

O melhor - Os aspetos tecnicos do filme... brilhante

O pior - A fase inicial do filme demasiado confusa, e que condiciona a ligação do espetador ao filme

Avaliação - C+

No comments: