Sunday, October 29, 2006


A Scanner Darkly

Starring:
Keanu Reeves, Mitch Baker, Robert Downey Jr., Winona Ryder, Woody Harrelson
Directed by:
Richard Linklater

Sempre ouvi dizer que filme que se atrasa constantemente nas estreias, contuma ser mau perságio relativamente ao seu real valor. Este titulo inicialmente previsto para o ano passado, acabou por apenas em meados deste ano ter o seu lançamento, nos EUA. Um titulo inicialmente considerado como um dos mais ambiciosos do mercado norte americano, primeiro porque trazia-nos uma adpatação de um dos titulos mais conceituados do escritor Phillip DIck, e acima de tudo porque nos trazia um novo sistema de animação em actores reais e conhecidos são transportados para o mundo do desenho. Dai que esta junção se previa explosiva e capaz de despertar interesse quer dos criticos quer do publico.
Contudo com os sucessivos atrasos, o interesse em torno do titulo foram esfriando acabando apenas por estrear num numero reduzido de cinemas, e mesmo o aspecto critico ficou longe das expetativas criadas, acabando por não impressionar.
Ao visualizar o filme desde logo a forma de animação do filme reluz à distância, demosntrando uma clareza tecnica impressionante e um perfecionismo quase doentio. O que nos leva a pensar que do ponto de vista tecnico de animaçao nao se podia ir muito mais longe. COntudo todo o filme esta demasiado preso do argumento, e é neste parametro que nos parece que o filme falha, principalmente pela falta de ritmo que o filme têm, que de tão pausado que é vai retirando grande emoção ao filme criando mesmo alguma confusao e ambiguidade no espetador. que quase nunca se sente satisfeito com o que esta a ver. Parece-nos que a dupla Sodenberg Clooney que ja fora responsavel por Solaris cai exactamente no mesmo erro de que cairam neste titulo, pelo facto de tentarem dar demasiada emoção e metaconhecimento a um filme que esta mais trabalhado do ponto de vista da expressao fisco, acabando por o filme falhar nos aspectos principais, com destaque na capacidade de provocar emoçao ao espetador.
A realização, ambiciosa, esta tecnicamente perfeita e aqui devemos elogiar Linktear pelo capacidade de risco e de nos apresentar um filme a sua imagem... bastante ambiguo.
O argumento e um desastre completo, se a historia de Dick nos parecia bastante forte inicialmente, neste filme torna-se algo aborrecido, pausado e acima de tudo desinteressante.
Os actores na sua versão desenho acabam por cumprir, apesar do filme ser demasiado pretencioso neste aspeto adicionando tiques constantes a personagens, que pouco ou nada ganham com eles... e que tenta dar um tom de comedia a um filme que em momento algum deveria ter esse objectivo
Emfim um dos titulos mais inovadores dos ultimos anos, cuja a produção merecia um argumento bem melhor do que o que foi produzido...

O melhor . A animação de espantar toda a gente...

O pior . O que fizeram a historia de Dick para a tornar tão desinteressante quanse tão magico como a produção de animação

Avaliação - C+

No comments: