Saturday, May 06, 2006


Tristão & Isolda

Starring:
James Franco, Sophia Myles, Rufus Sewell, David O'Hara, Mark Strong
Directed by:
Kevin Reynolds

Kevin Reynolds é um dos mais académicos contadores de histórias de epicos, capaz de agradar a audiencia, incapaz de agardar aos criticos, mas enfim o que será mais importante?!
Depois de ter conseguido grande afluência com a sua versão de Robin Hood, Waterworld, pela sua ambição acabou por ferir a carreira deste realizador para o resto da sua vida, apenas com fugazes aparições como em "o Condenado a morte", o brilhante "Conde de Monte Cristo" e agora no quase invisivel "tristão e Isolada". Um filme que quase passou despercebido nas bilheteiras de todo mundo apesar da recepção mediana por parte da critica, bastante bom para o curriculo de Reynolds.
Os pontos positivos de Reynolds, estão todos presentes no filme, a facilidade com que Reynolds tranforma grandes historias em filmes na animação pura, entertendo durante mais de duas horas, num epico recheado de amor, acção e conquistas, dando um historial de amor e guerra que tão bem pode ser conjugado.
Sem a ambição de outros titulos do autor, Reynolds, opta por uma abordagem mais simplista, sem grandes planos e imagens, nem mesmo grandes cenarios, preferindo as paisagens simples e naturais, que funcionam como objectos bélicos do filme.
A acção do filme também esta bastante conseguida salientando aspectos relevantes como a lealdade e a moral dos homes, tudo num filme que apesar de não ser tão marcante como por exemplo o conde de monte cristo agrada a quase todos que o vão ver.
O ponto menos forte no filme está centrado nas opções de cast, prinicpalmente para o casal principal, já que para figuras tão magnanimes como Tristão e Isolda, talvez merececem actores de primeira linha que poderiam traduzir resultados e aceitações criticas mais bem positivas. Se por um lado Franco começa a dar os primeiros passos para assumir a si o enredo dos filmes, Myles, ainda é apenas uma carinha bonita, sem qualquer provas dadas no cinema, não tendo o peso necessario para assumir esta personagem.
Enfim um filme bom para quem gosta de boas hitorias e acima de tudo grandes epicos

O Melhor - A facilidade de transformar uma grande obra num bom objecto para entreter.

O Pior - Tristão e isolda mereciam bem melhor que Franco e Myles

Avaliação - B

No comments: