Sunday, May 28, 2006


Freedomland - A Cor do Crime

Starring:
Samuel L. Jackson, Julianne Moore, Edie Falco, Ron Eldard, William Forsythe
Directed by:
Joe Roth

Muitas vezes ficamos surpreendidos pela fraca aceitação de alguns filmes que demonstram boas premissas e um elenco apelativo, e que so no momento em que visualizamos o filme conseguimos dar razão aqueles que ficaram em casa. Um dos caos mais exemplificativos deste fenomeno e esta cor do crime. Um filme que nos leva para uma cidade dividida à maneira de um Apertheid, e de um caso de roubo de um menor, sendo que a acção passa-se na investigação do caso tendo como pano de fundo as disputas raciais daquela zona. A premissa até e boa, contudo rapidamente vimos que o produto e de muita fraca qualidade, as articulações entre as acções são quase amadoras, as personagens são de tal forma estranhas que se tornam pateticas, entrando e saindo de cena sem encontrarmos motivo para tal. A narrativa é pouco interessante a emotividade quase nenhuma, um ritmo quase nulo, e acima de tudo um caso de tal forma dubio que o espectador pouco se importa se e descoberto ou não. A tudo isto acrescenta-se um fulgor politico algo confuso e que apenas contribui para desarticular um filme ja de si muito segmentado. As relações das personagens derivam de forma a que ninguem entenda, tudo num produto final de muito pouca qualidade e demasiado sem sabor para ter uma distribuição tão forte por grandes estudios, salva-se a recepção fria pelos espectadores e acima de tudo a negação critica do filme. Dando o valor nulo que a obra merece.
A realização ficou a cabo de Roth, autor conceituado no campo das comedias familiares, capazes de agradar ao publico mesmo que raramente seja reconhecido criticamente.
O valor positivo do filme acenta na qualidade da dupla de protagonistas, com creditos firmados mas em clara mó de baixo, numa fase menos boa de duas carreiras recheadas de qualidade, e que no caso de Julianne Moore, começa a ser preocupante o repentino decair de qualidade de papeis, que levaram a esfriar os animos relativos a carreira ate a 2 anos atras maravilhosa que a actriz estava a contruir.
Enfim um filme que ao querer fugir ao básico desmembrou-se de tal forma que é quase impossivel visualizar sem sentir que se perdeu quase duas horas de vida

O Melhor - A dupla de actores apesar de fases menos boas, a qualidade esta sempre presente nos seus registos

O pior - O argumento mau de mais, acaba em momentos por ser patetico a forma comõ o enredo caminha...

Avaliação - D

No comments: