Saturday, May 06, 2006


Date Movie

Starring:
Alyson Hannigan, Adam Campbell, Fred Willard, Jennifer Coolidge, Eddie Griffin
Directed by:
Aaron Seltzer

Serie como o Scary Movie, e acima de tudo Ases pelos Ares, funcionaram como espoente maximo do genero Parodia cinematografica, e teve como principal virtude o facto de despertar os cinefilos para a gargalhada recordando outros filmes já vistos. Mas como não há bela sem senão, existiram inumeras tentativas por parte de outros cineastas de também eles entrarem neste registo. Contudo este e um caminho perigoso, onde rapidamente se entra no cumulo do ridiculo e acima de tudo no non-sense... è o que acontece com este Date Movie, a obsessão pela parodia cinematografica e de tal forma exagerada, que rapidamente observamos que o filme não tem ligação, é mal construido e acima de tudo sem graça, a tentativa de exagerar provoca situações cada vez mais ridiculas e sem piada, raramente provocando gargalhadas na plateia.
E o que pode ser pior do que um filme comico sem piada, pouco, a não ser se a isto se conjugue o facto de as piadas serem previsiveis. Em busca do sucesso especialmente de Scary Movie, este filme teve longe do sucesso atingido por esta saga, obtendo apenas resultados razoaveis e que felizmente nao deixam anteceder a possbilidade de sequela, se bem que nestas lides mais vale não arriscar.
São vários os titulos parodiados, com especial enfoque no sogro do pior, entre outras comedias romanticas, com maior ou menor sucesso, que vão ao longo de curtos (e ainda bem) 70 minutos desfilando o ridiculo.
Salva-se alguma audacia de piadas mais masoquistas e negras que apesar de bem contruidas surgem algo descontextualizadas de todo filme, mas como estes filmes nunca tâm o objectivo de ter logica surge sempre a duvida de "não tera tudo isto sido propositado?" Pois bem a esta pergunta nunca teremos uma resposta sincera...
Também a nivel de actores, as coisas estão a anos luz de Shenn ou até mesmo do histerismo de Faris, sendo que todos eles pecam por falta que qualidade de actuação, e mesmo a beleza que costuma ser fulgurante neste tipo de filmes aqui se reduz a personagem de andy, (protagonizado pela belissima e bombastica Sophie Monk.
Enfim mais um filme ridiculo num genero que parece renascer de novo no cinema.

O melhor- Sophie Monk, Bombastica

O Pior - A tentativa de ganhar dinheiro sem usar a inteligencia

Avaliação D

No comments: