Saturday, May 13, 2006


Inside Man - Infiltrado

Starring:
Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster, Willem Dafoe, Chiwetel Ejiofor
Directed by:
Spike Lee

Spike Lee sempre esteve ligado na sua obra a questões politicas e acima de tudo raciais, tentando sempre dar voz a cultura afro americana e às suas reevindicações, dai que grande parte da sua obra caia num contra ataque assumidamente raciste e nem sempre em boas historias preferindo ser o folhetim politico do que um grande cineasta, o valor estava lá mas a forma como era utilizada não retirava das suas capacidades o maximo proveito. Contudo Lee tenta fazer um retratamento com este filme, um policial puro onde o jogo do gato e do rato assume o ponto chave de toda a narrativa, com apenas alguns pozinhos dos temas raciais e etnicos proponderantes na obra de Lee. E o que se pode dizer é que se confirma Lee é estremamente dotado na forma como estabelece narrativas na forma como controi e acima de tudo na forma como controi os filmes. Encontramos uma historia de policias e ladrões claramente acima da vulgaridade dos filmes que encontramos, com personagens bem contruidas, historias muito sólidas, narrativa que prende o espectador, e acima de tudo um produto final de grande qualidade quer nos niveis de entertenmento quer a niveis técnicos.
As pessoas não devem esperar um filme tipico de Spike Lee, com vivencias emocionais muito fortes ou até mesmo o chamado filme de qualidade, a qualidade esta presente mas antes de mais estamos perante um filme frio de acção que tem como principal objectivo enterter, e é isso que diferencia os bons cineastas a capacidade de se mover em qualquer territorio com grande facilidade empre com bons produtos finais.
Contudo o filme não é perfeito, como o crime dentro da obra, todas as sequencias e twists são bastante previsiveis, por vezes adopta um simplismo demasiado evidente e que faz com que o filme perca alguma complexidade que lhe daria um tom mais forte, mesmo assim estamos perante um lufo de ar fresco na acção dos nossos dias.
A realização de Lee e bem efectuada com planos longos que permite a tradução em grandes imagens. O cast é também ele dotado de grande qualidade juntando e pondo em disputa alguns dos melhores actores da actualidade como Washington e Foster, ja premiados pela academia, mas que ressalta quer pela personagem quer pela interpretação e Owen, a afirmar-se como um dos actores mais fortes da actualidade e que rapidamente poderá se juntar aos seus companheiros de filme das fileiras dos galardoados com o Oscar.
Enfim um filme bem feito e que de alguma forma vem conquistar alguns anti corpos da vertente racista de Lee.

O Melhor: O elenco brilhante onde brilha de uma forma especial Clive Owen em garnde forma

O pior. O roubo é todo ele bastanta previsivel apesar de querer demostrar o contrario

Avaliação - B

No comments: