Sunday, February 12, 2006


Memórias de uma Geisha

Starring:
Ziyi Zhang, Ken Watanabe, Gong Li, Michelle Yeoh, Youki Kudoh
Directed by:
Rob Marshall

Este foi sem sombra de duvidas um dos filmes mais aguardados do ano, já que por um lado muita gente tinha curiosidade em ver a adaptação de um dos romances mais conceituados dos ultimos tempos, baseado numa cultura algo secreta para a sociedade ocidental,e depois esperava-se com grande curiosidade a segunda obra de Rob Marshall depois de ter arrebatado as estatuetas com o sempre discutivél Chicago.
Assim a primeira impressão que fica é um grande desalento, primeiro porque para quem não leu o best seller, esperava uma história mais consistente e por outro esperava-se que Marshall consagra-se uma Marca de autor que deixou em aberto depois da forma surpreendente como realizou Chicago. Assim encontra-mos um filme baseado numa cultura estranha para qualquer europeu, centrado numa epoca diferente! um dos pontos fortes do filme é a envolvência que consegue transmitir ao espectador, caracterizando de uma forma bastante especifica a cultura e o dia a dia das gueishas, provocando desde logo a discussão em torno da etica ou não daquela tradição, contudo esta caracterização é efectuada em deterimento de uma caracterização de personagens que vão passeando pela tela sem sabermos muito bem quem são e o que fazem (principalmente as secundárias), também a caraterização de espaços é bastante deficitária no filme que conduz a que o espectador dificilmente se consiga colocar espacialmente no filme, conduzindo a alguma desorientação que precorre o filme todo. Os pontos fortes do filme assenta em grande parte na componente técnica de excelência, principalmente na concretização de cenários e direcção artistica, proporcionando modelos de rara beleza!
O argumento do filme apresenta na minha opinião alguma falta de fio condutor, bem como alguma falta de contextualizações, apesar de rico na caracterização cultural e temporal, sendo que a história de base parece nos limitar a uma descrição cultural nao demarcando nenhum tipo de filme nem se assumindo em nenhum género
A realização e conseguida, empregando um colorido interessante dando primazia a um espetaculo visual contruido a partir de uma direção artitistica que permite planos de grande brilhantismo.
No que diz respeito às interpretações, estas apesar de toda a polemica que envolveu a escolha de actores chineses para a descrição de uma história niponica, estas são bastante positivas a que não será indiferente o facto de nos papeis principais estarem nada mais nada menos do que os actores asiaticos mais talentosos na actualidade.

O Melhor. Os aspectos mais técnicos do filme, principal destaque para a direcção artisitica

O pior As expectativas de uma mega produção baseada num livro conceituado, tinha de resultar num filme que fosse muito mais que o mediano, pois esta não e mais que isso

Avaliação - C+

No comments: