Friday, February 17, 2006


Transamerica

Starring:
Felicity Huffman, Kevin Zegers, Fionnula Flanagan, Graham Greene, Elizabeth Peña
Directed by:
Duncan Tucker

Este foi sem sombra de duvida um ano para abalar com as mentes mais conservadoras de Hollywood, se por um lado Brockeback Mountain veio quebrar o tabu da Homossexualidad, este Transamerica veio dar alguma luz sobre um tema tão controverso como a transexualidade, contudo longe do brilhantismo do primeiro.
Assim deparamo-nos perante uma personagem na ultima fase da transição genital, quando descobre que é pai de um adolescente que se encontra abandonado, a partir deste momento estámos perante um "road movie" pouco interessante com situações limites, mas com uma pobreza de dialogos (normalmente o melhor deste tipo de filmes) que torna a viagem algo penosa. Outro aspecto extremamente pesado no filme é o exagero de certas situações que colocam personagens nos extremos opostos da sensibilidade e da brutalidade, não permitindo uma caracterização eficaz das personagens, principad destaquel para o jovem adolescente neste aspecto.
O tema da transexualidade é exposto de um ponto de vista mais fisico, ja que e apesar de ser mencionado alguns conflitos psiquicos da personagem, estes são residuais quando comparados com o fisicos. Posteriormente o filme vai passando por diversos locais, como comunidade Trans, ou mesmo a familia de origem da (o) protagonista, demosntrando alguns dos dramas familiares produzidos por este processo, contudo as personagens, com a excepção de Bree (huffman), parecem extremamente esteriotipadas, e retiradas de um telefilme. O conceito de telefilme esta presente de uma forma clara quer na realização quer no argumento, que por alguns momentos (principalmente iniciais), toca ligeiramente nos filmes indies de qualidade de Hollywood, mas que logo se esbatem noutro sentido
Quase todo o valor do filme esta preenchido pela espetacular representação de Felicity Huffman, capaz de nos duvidar por momentos da sua sexualidade, fazendo um esforço fisico tremendo, para o qual contribuiu um espetacular trabalho de caracterização. è de realção o esforço e a coragem da actriz, ao assumir um papel de transexual, mesmo tratando-se de uma mulher (realce para a auto estima).

O melhor do Filme. Felicity "SHow" Huffman

O Pior. O esteriotipo criado em quase todas as situações e que tem o seu ponto maximo nas personagens (a memoria o rastaman).

Avaliação C

No comments: