Wednesday, February 15, 2006


Hostel


Starring:
Jay Hernandez, Derek Richardson, Eythor Gudjonsson, Jan Vlasák, Barbara Nedeljáková
Directed by:
Eli Roth

A marca Tarantino, costuma ser sinonimo de grandes dialogos e imagens miticas, pois bem desde logo, e tendo em conta que Tarantino é um dos mentores deste projecto, desde logo se percebe que este pouco ou nada teve a ver com o argumento, parco em qualidade e profundidade tentando atingir o limite do horror, chegando por vezes ao doentio, passando muitas vezes o absurdo.
Muitos foram os que criticaram a obra inicial de Zombie, (casa dos 1000 cadavers), por ser uma obra sádica que se limitava a transmitir imagens profundamente crueis, pois bem este filme parece animação quando comparado com este pesadissimo Hostel, onde um grupo de amigos em Interail, dá de caras com uma empresa que satisfaz o prazer sádico dos seus clientes com os seus mais interiores desejos, carregando imagens cruas por que nos faz por diversas vezes esconder detrás das nossas mão!!! Assim encontrámos um filme muito semelhante a muitos dos titulos de terror frequentes todos os anos nas salas de cinema, com a diferença que o realizador leva ao limite o propósito de assustar e em grande medida impressionar o espectador, oferencendo uma das obras mais sádicas e crueis do ultimos tempos. O que nos leva por vezes ficar impressionados com o excesso doentio de determinadas sequencias. O positivo do filme acaba por entrar nesse excesso, que acaba por ser arriscado e surpreender por diversas vezes o espectador que nunca espera descer ao nivel que Hostel desce.
Contudo e apesar de ter algumas boas ideias a mão de Tarantino é totalmente imperceptivel ao espectador, parecendo que esta aproximação mais nao foi do que algo puramente publicitário, ou então foi num dos colapsos imaginativos deste.
A realização está longe de ser eficaz, optando por planos demasiado curtos e que de alguma forma inibem algum do horror que o realizador que fornecer, sendo que por diversas vezes esta opção (planos curtos) provocam imagens completamente impressionantes capaz de ferir muitos dos imperssionaveis.
O cast está muito longe de um nivél mediano de qualidade optando, como muitos dos filmes do género, por actores jovens onde se destaca Hernandez em claro desacelaração, depois do fulgurante inicio, secundarizado por secundários totalmente desconhecidos
De referir uma tendência que se está a tornar comum em Hollywood de descrever o leste europeu, como um submundo sem qualquer tipo de humanidade sendo claramente xenofobo e preconceituoso, na forma como o descreve, fugindo de uma forma radical da realidade que diverge em grande parte da caracterização catastrofica que por mais de uma vez foi efectuada (eurotrip por exemplo)
O excesso de sangue que resultou em Kill Bill, desta vez aparece como desajustado já que os objectivos e os principios são totalmente diferentes.

O Melhor: Quem gostar de filmes de terror nunca vai dizer que este filme nao e um bom representante do Género

O Pior: A carnificina tem limites, e claramente hostel excedeu!!!

Avaliação C-

1 comment:

Tiago Ribeiro said...

Anseio por este filme. Espero não sair desiludido. Mas com Tarantino, não me parece que saia.