Friday, March 07, 2025

Dog Man

 


Janeiro nunca foi pronuncio de sucessos comerciais, dai que esta aposta por um filme de animaçao ver a luz do dia em pleno janeiro poderia ser discutivel, nao fosse ser uma especie de spin off de Captain Underpants, um autentico underdog de estudio mas que não tem o lado comercial de outros projetos. Este filme surgiu com a esperada irreverênncia que conduziu a criticas até positivas, sendo que comercialmente o filme aproveitou as aguas paradas para ter alguns resultados, principalmente porque em termos de animaçao era um pouco uma corrida a solo.

Sobre o filme o primeiro apontamento que podemos analisar é que fica no limbo, entre uma historia demasiado disparatada para adultos, mas por outro lado o lado ironico e mesmo non sense da maior parte das piadas faz com que também não seja, declaradamente um filme para os mais pequenos. Fica sempre a ideia que este tipo de limbo acaba por fazer os filmes ficarem algo difusos na maior parte dos seus momentos.

Depois tem uma historia simples do ladrão e do policia, personagens secundarias apenas com a vocação humoristica, e um twist esperado porque efetivamente as duas personagens centrais tem os seus momentos, principalmente comicos que seria dificil escolher uma delas. Ai o filme torna-se mais infantil e mais expectavel, num estilo irreverente proximo do que o filme anterior da saga ja tinha sido.

Por tudo isto um estilo de humor diferente. rebelde, sem ser adulto, não nos parece que seja um estilo rico, ou que traga filmes particularmente diferenciados, mas cumpre, os poucos objetivos que vai tendo. Existe momentos em que fica a clara ideia que o filme poderia ser ainda mais adulto, mas isso tornava-o direcionado para um registo que nao tem aceitação.

A historia fala de um super heroi, que é metade homem, metade cão, o que ocorreu apos uma tentativa de deter um gato bandido. Após a transformaçao o objetivo e um prender o referido gato, mas as suas experiencias tornam tudo ainda mais perigoso.

O argumento do filme na historia de base, é simples igual a muitas outras mesmo no twist que adota. No humor está ali num limbo entre o exagerado do ponto de vista narrativo, ao adulto, com muitos momentos de um humor que é conseguido outro que fica a meio caminho.

Na realizaçao o projeto foi assinado por Peter Hastings um colaborador da Dreamworks que tem aqui o seu primeiro filme de autor. E facil perceber que o filme quer encontrar um estilo proprio, mesmo na animaçao mas tambem se percebe que o filme não é uma primeira escolha da produtora.

No cast um elenco irreverente com Davidson a ter os melhores momentos numa personagem que vai de encontro ao que ele é enquanto ator. No restante funciona sem nunca ser brilhante ou significativamente diferente


O melhor - A ironia de algumas piadas

O pior - o limbo que o filme fica no seu publico alvo


Avaliação -C

No comments: