Wednesday, April 27, 2022

Uncharted

 A Sony apostou recentemente numa nova iniciativa que é dar vida aos seus titulos mais famosos dos videojogos principalmente aqueles que se tornaram um sucesso absoluto, ligando mais uma vez o mundo das consolas e do cinema com produçoes proprias sob o selo da Play Station. Para marcar este inicio surgiu esta mega produçao liderada por uma dupla de protagonistas de primeira linha, muitos efeitos especiais de forma a recriar o ambiente do jogo. Criticamente como a maioria das adaptaçoes de videojogos as coisas não foram brilhantes, enquanto comercialmente o valor atual de Holland deu ao filme um resultado forte, principalmente nos mercados pelo mundo fora.

Uncharted e aquele tipico filme de aventuras que tem alguns apontamentos que funcionam como a quimica e o lado descontraido da dupla de protagonistas, as quais claramente funcionam bem na conjunção da comedia e cinema de açao, mas por outro lado existem algumas sequencias as quais para quem não as consegue associar aos momentos mais iconicas do jogo acabam por ser em toda a linha estapafurdias como o voo em pleno ar de personagens carros e afins.

Fica a ideia que o filme não tem em termos narrativos muitas mais valias que o diferencie de outros titulos do genero como National Treasure, mas fica a ideia que o filme tenta aproveitar nos detalhes para ser um produto razoavel de entertenimento, com as apostas nos protagonistas, sequencias com muitos efeitos e uma passagem por locais proprios, o que sempre funciona.

Contudo esta longe de marcar um inicio de um franchising de qualidade superior. Fica mesmo a ideia que o filme garante o minino necessário, mas tambem muitos ficaram a achar que tudo e demasiado exagerado e que acabem por não ser propriamente os maiores adeptos do estilo exagerado do filme, porque o cinema e videojogos acabam por ter publicos claramente diferentes.

O filme aborda Nathan Drake uma especie de ladrão que acaba por ser abordado pelo melhor amigo do seu irmão mais velho de forma a entrarem numa expedição de forma a encontrarem um procurado tesouro, contudo acabarão por ter a competição de um grupo criminoso bem mais organizado.

Em termos de argumento mais no mesmo em quase todas as vertentes da historia. Parece claro que os principios e acima de tudo a forma como o filme acaba por nunca conseguir na narrativa surpreender acaba por não dar a historia uma sobrevivencia propria. O filme e mais eficaz no lado mais simplista de um humor direto.

Na realizaçao Ruben Fleisher que já tinha conseguido o sucesso em Zombieland e numa forma bem mais inexplicavel em Venom, acaba por ter um trabalho competente. Muitos efeitos, exagerados mas o filme quer isso mesmo. Denota-se capacidade de tornar o filme grande se bem que muitas vezes pouco artistico.

No cast Holland esta na forma plena em termos de heroi de açao, disponivel, proximo do grande publico e com facilidade de comunicação. Existem atores que conseguem esse impacto, e Holland esta nesse momento e o filme aproveita isso. Whalberg e dos actores que melhor funciona no lado de ação disparatada e o filme conduz para isso. Parece faltar ao filme um vilao de maior impacto.


O melhor - A quimica do duo


O pior - Algumas cenas com sentido e logica abaixo de zero


Avaliação - C+



No comments: