Wednesday, April 06, 2022

The Cursed

 Este filme que após ter sido trabalhado com o nome The Cursed foi conhecido em alguns mercado comos "Eight for Silver" é uma aposta do terror de epoca com muito terror e imagens chocantes numa historia de vingança de seres animalescos e possessões. Esta mistura lançada no inicio do ano ate conseguiu convencer a critica o que nem sempre é fácil num género como o terror. Comercialmente a falta de nomes de referência não potenciaram resultados consistentes, mesmo com o filme a ter uma estreia wide.

Sobre o filme podemos começar por dizer que tem elementos como o horror e as sequencias de sonho que funcionam bem naquilo que transmite ao espetador, aproveitando o lado de época para ter mais impacto estético nas suas cenas, mas por outro lado na narrativa o filme acaba por se embrulhar demasiado na sua própria historia e acima de tudo numa forma nem sempre muito concreta de introduzir personagens.

Por tudo isto ficamos sempre mais associado a crueldade de algumas imagens do que propriamente ficamos impressionados com o guião ou o argumento do filme, numa historia repetida igual a muitas, que mesmo na sequencia do terror acaba por juntar demasiados géneros sem nunca tirar realmente proveito de um estilo em si.

Por tudo isto um cinzento filme de terror, que chama a si o maior destaque pela agressividade e o lado mais agressivo de determinadas cenas que acabam por ser o seu elemento mais diferenciador. Não e um dos filmes que ficara na retina nem por ser brilhante no género nem por ser mau de mais, como muitos de terror ficam pelo lado menos positivo.

A historia fala de uma família, que depois da morte de uma comunidade cigana começa a ser importunada por sonhos horríveis e pior de tudo por um estranho ser que coloca em causa a sobrevivência das diferentes pessoas da aldeia em particular destaque da família em questão.

No que diz respeito ao argumento o filme acaba por ser algo repetitivo nas suas ideias e no seu desenvolvimento. Não e propriamente rico nos diálogos e personagens, acabando por acima de tudo ser um filme que tem noutras valências os seus maiores talentos.

Na realização Sean Ellis e um realizador que teve algum sucesso nas curtas mas que a passagem para longas ainda não conseguiu se traduzir numa obra de referencia. Fica a ideia que sabe tirar partido da estética dos seus filmes, mas se calhar ainda não encontrou a historia certa.

No que diz respeito ao cast Holbrook e um ator que ja viu passar perante si o comboio do sucesso mas tarde em o assumir. Este e um papel simples num tipico filme de terror que não tras o desenvolvimento que talvez esperava ter neste momento. Nos restantes o filme não ganha nem perde pelas suas escolhas.


O melhor - O caracter estetico do horror

O pior - O argumento e mais do mesmo


Avaliação - C



No comments: