Sunday, November 14, 2021

Shang-Chi: The Legend of Ten Rings

 Numa altura em que a Marvel se encontra a preparar o futuro depois de gastar todos os creditos dos seus vingadores, com apostas de novos herois proximos de uma resposta mais global de comunidade diversas. Este ano eis que surgiu este filme mais focado na comunidade asiatica e na sua tradiçao de artes marciais e seres mitologicos que convenceu a critica algo que no mundo dos super herois nem sempre e facil, sendo que comercialmente e com uma aposta inicialmente isolada no cinema a aposta foi ganha principalmente tendo em conta o caracter pandemico da estreia, nao ser um filme com estrelas de pontas e nao ser um dos herois mais conhecidos da Marvel.

 Sobre o filme podemos começar por dizer que o mesmo tem todos os elementos que fazem o cinema da Marvel funcional, desde logo no que diz respeito ao humor sempre presente, ao paralelismo e diferença entre os mundos e aos efeitos especiais de ponta que fazem o filme mais do que uma obra particularmente diferenciada acabar por ser um interessante objeto de entertenimento, pensando no entanto que a personagem central funciona melhor como personagem do que como heroi embora a antitese de ambos seja interessante.

Depois temos os apontamentos da globalidade da Marvel sempre apostada em dar herois as comunidades maiores e aqui este e claramente o super heroi asiatico nao so na sua essencia mas acima de tudo nas suas habilidades muito proximas das artes marciais orientais que dominam as excelentes lutas e mais que isso permitem os seres mitologicos que dao o lado mais sobre natural a historia.

Por tudo isto e depois do sucesso comercial e critico do filme, nao existe grandes duvidas que esta lançado mais um super heroi da marvel, aquele que ira aparecer em filmes individuais mas tambem nos filmes de reunião, numa obra que funciona melhor onde a Marvel parece ser unica, a capacidade de enterter e cruzar personagens e mundos.

A historia dã-nos a lenda dos dez aneis, e uma familia dividida depois da morte da mãe, em que o filho tenta recomeçar a vida fora de todo o poder dos seus pais, e o pai tenta encontrar o chamamento da mae invadindo a base territorial da mesma.

Em termos de argumento o filme conjuga alguns apontamentos que o fazem funcionar em termos de entertenimento, principalmente no humor, e nos sentimentos de honra bem presentes. A historia e algo estranha com muitos cruzamentos com mundos paralelos, mas o resultado final e interessante principalmente porque a historia e bem sabe interagir com o publico.

Na realizaçao a batuta foi entregue a um Daniel Cretton que teve um inicio de carreira fulgurante mas quando teve os holofotos sobre si claudicou um pouco. Aqui parece saber jogar bem com os efeitos embora sem grande assintura. E um filme de grande estudio mas nao podemos dizer que seja um inquiveco filme de autor.

No cast a escolha por um cast asiatico muitos deles distantes do conhecimento do grande publico, que funcionam principalmente na forma como o filme consegue nos dar os efeitos artisticos de luta que o filme quer. Temos uma originalidade que permeia a marvel quando seria facil optar por nomes mais conhecidos.


O melhor - A introduçao da personagem

O pior - Talvez demasiado longo e perde fulgor ao entrar nos mundos sobrenaturais.


Avaliação - C+



No comments: