Saturday, November 06, 2021

Dune - Part 1

Pensado para ser lançado do final do ano passado como um grande acontecimento cinematografico, fruto da pandemia esta primeira parte da nova versão de Dune viu a sua estreia adiada um ano para um ambiente comercial mais favoravel e a aposta nao podia ter sido mais vencedora. Criticamente o filme conseguiu avaliaçoes positivas que tem marcado muito a carreira do seu realizador. Em termos comerciais o filme tem ficado associado principalmente na europa pelo regresso das pessoas a sala de cinema.

SObre o filme o que podemos dizer que é que desde logo e a experiencia diferenciadora que as salas maiores necessitavam para chamar os espetadores a sala. E isso deve-se a força da componente estetica do filme e tambem pelos efeitos especiais, sonoros e paisagisticos que o filme nos tras e que o torna tecnicamente numa evoluçao e num dos acontecimentos dos ultimos anos.

Do ponto de vista de argumento e da narrativa a historia de DUne nao e propriamente diferenciada sobre outras historias no espaço e com povos em guerra, e isso faz com que o ritmo de desenvolvimento da historia e principalmente a aposta que o filme faz por algum metanalise das personagens lhe possam tirar o ritmo que acaba por ser implementado pelas sequencias de açao tecnicamente elaboradas.

Por tudo sito Dune e um dos filmes do ano principalmente por aquilo que tecnicamente significa. Em termos narrativos embora com coerença e com a criaçao de um mundo interessante, o filme nao e propriamente um poço de originalidade e isso faz pensar que a dimensão esta la a novidade nem por isso.

A historia fala de um povo que e nomeado pelo imperador para dirigir uma zona marcada por rebelde mas com o solo rico, mas onde vão perceber que se trata de um presente envenenado com o objetivo de terminar com aquele povo.

Em termos de argumento o filme e simplista na disputa de povos com intrigas entre eles, muito comum em filmes epicos e de epopeias em franchising, este e mais uma delas. EM personagens fica a ideia que tudo poderia ser mais potenciado e desenvolvido, mas penso que o filme tem esta naturalidade para fazer funcionar o nivel tecnico.

E na realizaçao que Villeneuve demonstra estar apto para historias miticas e para lhe dar a roupagem atual nunca esquecendo a sua assinatura, marcada por imagens fortes e intensas. Esta dedicaçao a resgatar obras de sci fi do passado tem resultado embora posse limitar a originalidade em produtos proprios.

NO cast um filme recheado de estrelas que da a liderança a Chalamet, a estrela do momento em Hollywood que tem aqui o filme com a dimensáo propria para potenciar mais ainda esse estrelato embora com uma personagem simplista. O resto de escolhas nao sendo obvias e com algumas marcadas por maior intensidade fisica como Brolin e Momoa, dao o suporte necessario para o filme funcionar como um filme grande.


O melhor - O nivel tecnico

O pior - A historia ja foi vista


Avaliação - B



No comments: