Wednesday, November 17, 2021

Red Notice

 Desde o momento em que foi anunciado este projeto acabou por ser o rosto da campanha da Netflix numa serie de produçoes semanais que foram vendo a luz do dia nesta epoca de pandemia. Lançado em Novembro numa altura pre natal com uma apariçao fugaz no cinema este filme que reune alguns dos valores mais altos comerciais da atualidade acabou por ser a resposta comercial desejada, mesmo que criticamente acabasse por falhar com avaliaçoes algo negativas que poderão condicional a sua sequela principalmente tendo em conta que se tratou de um filme com uma produçao bastante cara.

Red Notice e um filme que sabe que tem tres protagonistas de primeira linha e tenta aproveitar as caracteristicas conhecidas e mais salientes de cada um deles, mesmo que posteriormente o filme acaba por na historia ser a intriga policial que quer ser mais engraçada do que curiosa. O filme acaba por ser um razoavel objeto de entertenimento mesmo que a logica e a coerencia do guião sejam muitas vezes colocados em causa, muitas vezes sem grande congruencia.

Outro dos pontos que salta a vista no filme e a clara necessidade que o filme quer ter de funcionar em termos de produçao, e isso acaba por nos deixar pregado aos diversos locais de filmagem e o passeio por todas as partes do mundo que nos da uma mega produçao nao so em termos de localizaçoes mas acima de tudo de protagonistas que fazem com que o filme seja bem maior do que aquilo que realmente e.

Assim, surge um filme que se vê bem, que fica distante em termos de carisma e outros atributos de outros de açao que deram origem a franchsing de sucessos. É obvio que o filme sabe o que é o tamanho e a expetativa que um cast como este tem, e tenta ir procurar o que gostamos em cada um dos protagonistas e isto acaba por despir o filme da sua essencia propria.

A historia fala de um ladrão e um policia no jogo do gato e do rato de forma a tentar reunir os três ovos de cleopatra em que tudo fica pior quando um terceiro elemento com os mesmos objetivos se junta ao jogo do gato e do rato por um objetivo comum.

Em termos de argumento o filme tenta surpreender, as mudanças de ritmo e de lado, e os twist constantes permitem que o ritmo do filme seja elevado e que este consiga colocar o espetador junto do filme, mesmo que muitas das opções nao sejam propriamente coerentes ou que o filme por vezes acabe simplesmente por querer ser engraçado.

Na batuta do filme a escolha recaiu em Marshall Turber um realizador proximo de Dwayne Johnson mas ainda com pouca dimensao em Hollywood ja que apenas colecionou grandes produçoes sem grande prestigio do heroi de açao. O filme acaba por ser o tipico filme grande de tarefeiro, com pouca ou nenhuma assinatura de autor, que faz o filme funcionar essencialmente pelas localizaçoes.

No cast e claro que o trio de protagonistas do filme tem o seu lugar muito vincado no cinema atual e o filme quer ir buscar o que de mais brilha em casa um deles, e isso aproxima o filme do publico mais do que potencia grandes momentos de interpretaçao ao trio.


O melhor - O filme entertem

O pior - Os twist prendem o espetador mas fazem perder muita da coerência


Avaliação - C+



No comments: