Monday, May 11, 2020

Resistance

Numa altura em que o mundo se encontra fechado algumas produtoras lançaram os produtos que tinham em antecâmara em distribuição direta para aluguer. Um desses filmes foi este drama sobre a tomada de frança por parte dos nazis, que acabou por não cativar propriamente o interesse critico pese embora a força do seu tema. Comercialmente parece-me que o aluguer direto também não beneficiou o filme.
Sobre o filme temos um biopic simples trabalhado para o impacto emotivo que quer ter mês que isso tire algum realismo e alguma versatilidade ao filme que cai no cliché do lado extremamente bom de um lado e o extremamente mau do outro para fazer o seu imperativo emocional funcionar ainda mais, o que nos parece um exagero e transforma uma historia de vida relevante numa telenovela sul americana.
Em termos de produção também me parece que é um filme pequeno, temos apenas alguns bons momentos nas grandes cidades onde a ação se faz, mas depois parece algo simples nas fugas no exercício de sobrevivência. O filme parece também por demasiado cedo de lado a pluridimensionalidade das personagens transformando-as em algo obvio.
Claro que a historia em si e forte, numa época forte com a questão da luta pela sobrevivência de crianças a ter o impacto claro que o filme quer que tenha para glorificar a sua personagem. E um daqueles filmes que nos da duas horas simples mas longe do que outros projetos como o mesmo assunto já conseguiram fazer.
A historia fala de um ator judeu que em plena guerra mundial decide alistar-se a resistência francesa com o objetivo de por a salvo dezenas de crianças seguidas pelo exercito alemão com o objetivo de as aniquilar.
A historia e interessante por si só, uma historia de vida que merece palco essencialmente por aquilo que ela representa em termos históricos. No condimento do argumento o filme e algo pobre nos diálogos e principalmente na bipolarização exagerada de todos os personagens.
O polaco Jakubovicz já tinha tido algum palco no seu Hands of Stone aqui tem um filme que poderia ser grandioso mas que de alguma forma não o consegue fazer crescer. UM realizador que sabe tirar o impacto emocional das cenas mas ainda lhe falta alguma arte para o restante.
No cast o papel e feito dentro daquilo que são as virtudes e deficiências de Eisenberg como ator, que nos acaba por não potenciar a personagem devido ao seu ritmo monocórdico. Não e um filme de grandes secundários.

O melhor - A historia que o filme relata

O pior - A forma como tudo e bipolarizado ao extremo para emocionalmente fazer o filme mais intenso

Avaliação - C+

No comments: