Sunday, September 06, 2015

The Man from U.N.C.L.E.

Guy Ritchie sempre foi um realizador de altos e baixos quer criticamente quer comercialmente, contudo depois do sucesso que foi a sua adaptaçao de Sherlock Holmes todos pensaram que a consistencia do seu cinema tinha chegado principalmente em termos de bilheteiras. Pois bem este ano apostou na adaptaçao ao cinema de uma serie britanica. Os resultados contudo foram a todos os niveis desoladores, criticamente não conseguiu a aceitaçao que a saga de Baker Street tinha conseguido, e pior que isso comercialmente resultou num floop de bilheteira longe do que por exemplo o seu seu ex-ajudante conseguira no inicio do ano com Kingsman.
Sobre este filme, são logicas as comparaçoes com Kingsman de Matthew Vaugh, pelo lado europeu do filme, pela espionagem envolvida, e acima de tudo pelo estilo muito proximo entre os dois realizadores. Contudo rapidamente e depois de ver Kingsman percebeu-se que a tarefa seria complicada pela qualidade em todos os segmentos deste primeiro filme. E apos ver este filme percebe-se que mesmo com alguns pontos comuns e algumas mesmas virtudes estã claramente a um nivel inferior em quase todos os aspectos. Mesmo assim pensamos que principalmente em termos de espionagem estamos em torno de dois dos melhores filmes, que reunem acção, humor, estilo e capacidade de realização e nisto este filme tambem tem os seus momentos.
O problema e que o filme começa muito lentamente dando as personagens sem nunca as dar completamente, da um ar muito aborrecido delas, sem humor, sem força nas sequencias de acçao, o que leva o espetador a ficar algo desiludido na fase inicial, mas é certo que com o desenvolver do filme tudo vai crescendo as personagens, o carisma das mesmas, a intriga, a capacidade de um argumento com twists, os momentos de realizador que levam o filme a acabar num bom plano, e ser na globalidade de um bom filme de entertenimento.
Nao sei se a saga tera continuidade mas pensamos que o filme acaba bem preparado para o franshising num bom momento de quimica entre as personagens, com estas mesmas em crescendo que permite tambem o humor ser mais eficaz, e com a maturidade no padrao narrativo. E obvio os pontos de contacto deste estilo de cinema, e Ritchie não os nega, pena e que em pequenos espaços tenha falhas que podem não dar a dimensao ao filme, que o seu final e o seu desenvolvimento consegue ter.
A historia fala de dois diferentes espiões um russo e um americano, que se unem no sentido de tentar localizar um excelente cientista nas mãos de terroristas que podem colocar em causa a subsistencia do mundo. Aqui os dois tipicos inimigos vao ter de se unir por um objectivo comum.
O argumento vai dos menos ao mais, começa com pouco ritmo demasiado previsivel, com os personagens algo limitados, com o desenvolvimento do filme, os dialogos vao ficando mais soltos o humor e a propria interação entre personagens fica mais leve e o filme tem claramente outro tipo de impacto.
Na realizaçao Ritchie tem uma forma muito propria de realizar que acabou por influenciar outros como Vaugh que contudo o ultrapassou, mesmo assim adopta o mesmo estilo, a mesma assinatura que funciona pena e que o seu disciplo tenha conduzido esta forma de realizar para parametros bem mais grandiosos o que torna por logo o cinema de Ritchie comparativamente menos vistoso.
Se existe parametro que eu penso que o filme fica aquem do esperado e no cast, e inegavel a capacidade de Armer e Cavill serem homens bonitos com estilo que conseguem dar esse parametro ao filme, e ele exige, mas parece obviamente que nenhum ter carisma para assumir um filme que existe mais que tudo a presença, a sinceridade dos actos, e aqui talvez por limitaçoes interpretativas de ambos actores as coisas acabam por não funcionar tão bem, Cavill vai do menos ao mais, Armer vai diminuindo com o crescimento do colega, e todos perdem para Vikander a melhor e a mais carismatica actriz do filme, que rouba todas as cenas em que entra

O melhor – O estilo de cinema rebelde britanico a comandar em filmes de espionagem.

O pior – O inicio frouxo dos primeiros 30 minutos



Avaliação - B

No comments: