Tuesday, September 08, 2015

She's Funny That Way

Peter Bogdanovich é um realizador intermitente, normalmente intercala os seus filmes com diversos anos. Com claras influencias na forma como Woody Allen faz os seus filmes, em 2014, e com um elenco de comedia recheado lançou este filme que não teve um destino muito diferente dos seus outros titulos mais recentes. Criticamente ignorado, talvez o seu maior objectivo fosse mesmo este, e comercialmente um autentico desastre tendo em conta o capital humano que o filme tem como cartaz.
Sobre o filme e obvio que Bogdanovich tem um cinema muito proximo de Allen, ou seja dialogos grandes, paralelismos, e protagonismo a coincidencia, mas existe um ponto que os difere e que neste filme esta vincado pela negativa. Enquanto Allen faz tudo com subtileza, este não o faz tornando a coincidencia um protagonista aborrecido, exagerado, que acaba por irritar facilmente o espetador e tornar tudo demasiado previsivel.
Outro defeito e o estilo de humor, apostar num filme como este é necessario uma capacidade unica de subtilmente fazer as piadas resultar mais do que aquilo que elas valem, e aqui isso não funciona dificilmente o filme consegue ser mais que curioso, raramente tem graça e fica a ideia que as ideias mesmo humoristicas se gastam rapidamente e na curiosidade final.
O que e certo e que o filme chamou a si diversas pessoas, talvez pelo respeito pelo seu autor, mais como actor do que ao leme o certo e que o filme tem algumas das figuras centrais do humor como Aniston, Forte e Wilson, e um cameo interessante de Tarantino, e percebe-se que e no cast que o filme consegue tirar os seus maiores dividendos.
O filme segue a elaboraçao de uma peça da broadway, no qual existe uma ligaçao entre todas as personagens e muitos quadrados ou outras figuras geometricas amorosas, tendo no centro uma prositituta que se quer tornar actriz.
O argumento mesmo não sendo facil pelos entroncamentos e cruzamentos de personagens sucessivos que um filme como este pede, acaba por exagerar e forçar em demasia algumas ligaçoes. O que comicamente não funciona nas suas piadas, valoriza em alguma capacidade de nos dar alguns apontamentos que contudo sao insuficientes para salvar o filme.
A ligaçao de Bogdanovich a um fraco Allen e clara, na musica na forma como as personagens entram e saem e como se cruzam, a forma como tudo parece em movimento acelerado. Mas a diferença de Allen e que o conteudo do filme e de uma excelencia maior e é o original.
No cast algumas das maiores virtudes do filme, principamente Poots uma actriz que ameaça a muitos anos assumir maior protagonismo mas que so aqui tem um filme que sublinha o seu talento principalmente humoristico. Atras actores em personagens muito comuns na carreira como Wilson, Forte e Aniston.

O melhor – Algumas qualidades de Poots como protagonista

O pior – As coincidencias serem tantas que todos sabemos o que vem a seguir


Avaliação - C-

No comments: