Wednesday, August 19, 2015

Trainwreck

Judd Apptow tornou-se na ultima decada um dos autores de maior sucesso no panorama comico de Hollywood colecionando alguns dos maiores sucessos do genero sem necessitar de figuras de pra nos seus filmes. Este ano surgiu mais um filme, com o seu estilo de humor proprio que usualmente convence a critica o que fez mais uma vez tambem comercialmente conseguiu melhores resultados do que o seu ultimo filme regressando aos sucessos de um autor com um sentido de humor muito proprio.
Este e um filme claramente comercial, não apenas no tema em questão da fidelidade mas acima de tudo por todos os promenores integrando no filme algumas figuras reais do desporto. E na forma como gere esses dois temas acaba por ser muito proximo principalmente do publico masculino. Comicamente pese embora considere o humor de Apptow como atual parece me obvio que ele é mais slow do que aquilo que um filme comico deve ser dai que não seja um filme com a capacidade de ficar na retina acabando por ser mais bonito no final do que engraçado e como valor comico a primeira vertente e mais inesquecivel.
A sexualidade e sempre um tema claro no cinema do autor, que não tem medo de filmar de uma forma crua, com satira, mas e obvio que existem outros realizadores mais corajosos que funcionam melhor com um sentido mais incorreto alias o maior defeito que parece estar patente no humor de Apptow e nunca perder o norte nem sempre arriscar e na comdia isso pode fazer toda a diferença.
Mesmo assim temos dedo de autor, sao varias as semelhanças com outros filmes dele como realizador e produtor, com os mesmos defeitos e com as mesmas virtudes capaz de satisfazer os fas dos seus filmes anteriores dificil de convencer que não achou nenhum deles nenhuma obra prima, eu fico-me pelo meio, reconheço que o filme tem algumas virtudes comicas que outros filmes do genero não tem mas que ainda se encontra longe de ser filmes para marcar.
A historia fala de uma jornalista que não consegue ser fiel que acaba por ter de fazer uma reportagem sobre uma medico desportivo algo que desconhece e não gosta, contudo aqui começa uma relaçao que vai por em causa a sua teoria.
O argumento a cargo da sua protagonista Amy Shumer tem por um lado um sentido actual interessante, com piadas quase todas sexualizadas, mas por outro lado nem sempre funciona em toda a dimensao comica, neste ponto parece que o filme nem sempre e concretizador nos dialogos. Na historia de base a velha historia de amor sem grande originalidade.
Apptow e uma realizador de conceito mais do que imagem os seus filmes apenas no humor se diferenciam já que ele não assume qualquer cunho de autor pessoal, a não ser o espaço. Aqui temos Nova Iorque nas suas vertentes. E um realizador de grande estudio mas ainda lhe falta que as imagens sejam as suas assinaturas.
No cast Shumer e confortavel no papel dual, euforico, mas aqui pensamos que o papel foi escrito por si e para si. Hadder parece uma escolha algo frouxa, demasiado cinzento muito fruto de uma personagem pouco interessante. Os maiores destaques vao para os promenores aqui Swinton esta absolutamente irreconhecivel para melhor e Miller assume ser um jovem actor de grande intensidade tambem na comedia. E nos secundarios que o filme melhor resulta com optimas supresas para Lebron James e Cena.

O melhor – Os cameos secundarios dos atletas John Cena e Lebron James

O pior – O humor de Apptow por vezes não ter a intensidade para filmes tão longos


Avaliação - C+

No comments: