Saturday, August 22, 2015

The Young and Prodigious TS Spiven

Jean Pierre Jeunet e sem sombra de duvida um dos maiores cineastas europeu dos ultimos quinze anos. Com um estilo de realizaçao proprio, artistico, que tem tanto de brilhante e peculiar conseguiu criar um estilo proprio que com os anos foi-se esbatendo em termos de sucesso, degradando os seus resultados de filme para filme quer criticamente quer comercialmente. Este filme que so dois anos depois ve a luz do dia nos cinemas americanos e a prova disso. Quem fica a perder? Provavelmente o cinema?
Se existe coisa que me entristece no cinema e quando o publico ou mesmo a critica tem dificuldade em reconhecer um talento apenas porque o mesmo e algo repitivo. É certo que o estilo Jeunet esta pautado neste filme, com as particularidades os apartes tipicos de algo que constitui um estilo proprio. E obvio que pode cansar e não ser novidade, mas e brilhante poetico e artistico e ele faz isto como muitos não fazem.
Dai que estamos perante mais um grande filme, um filme de curiosidades pensado e trabalhado ao mais infimo detalhe de alguem que sabe precisamente o que quer dos seus filmes. Aqui temos tudo inteligencia na forma como cada aspeto do guiao e escrito emoçao na forma como a familia mesmo disfuncional consegue ter os seus momentos. Valor comico mesmo na parte mais dramatica e aqui Jeunet consegue sempre retirar os seus trunfos. Dai que so podemos considerar este filme como mais uma obra artistico deste autor.
E obvio que temos muitos paralelismos com os seus filmes anteriores o estilo de prosa, a forma como as personagens parecem recolhidas de um mundo que não o nosso, a forma como as particularidades acabam por disfarçar um todo sem grande sentido, tudo isto esta presente e podera ser defeitos noutras obras aqui parece-me ser claramente assinatura.
A historia fala de um jovem prodigio que apos a morte do irmao e uma sua invençao ter ganho um premio muito conseituado abandona a familia sozinho em direçao a Washington para receber o premio que e seu.
O argumento e ao estilo jeunet brilhante, as curiusidades do filme so estão ao alcance de alguem com uma creatividade bem acima dos outros, a forma como cada dialogo tem consigo um inumero rol de razões e a forma como as personagens nas suas particularidades combinam tão bem umas com as outras.
Mas se Jeunet fosse apenas as historias tudo bem, mas e mais a forma como os seus filmes são recheados de cor, são por si só um objecto de sedução, de um realizados que sabe perfeitamente como entusiasmar os seus espetadores. E mais que um brilhante realizador um cineaste de eleiçao e este filma comprova-o.
E no cast que reside o maior e unico grande problema do filme, a escolha de Catlett para protagonista apenas consegue trasmitir o seu lado mais desligado mas em tudo o resto o filme precisava de um jovem actor mais espintaneto mais sedutor, e Catlett não e neste momento capaz de assumir um filme assim, primeiro porque não transmite toda a aura que a personagem quer dar. Nos secundarios muito melhores opçoes pese embora neste parametro todo o ponto esta no protagonista.

O melhor – A admiravel forma de Jeunet contar historias

O pior – O cast para protagonista


Avaliação - B+

No comments: