Sunday, August 09, 2015

Little Boy

Os realizadores europeus e fora dos EUA tem nos ultimos anos se tornado cada vez mais autores a estarem atentos dai que cada vez mais estamos a assistir a produtores e distribuições darem mais atençao a este tipo de filmes. Estr Little boy pese embora seja uma produçao norte americana tem um jovem mexicano ao leme. Criticamente o filme ficou longe do esperado com avaliaçoes essencialmente negativas, comercialmente e mesmo tendo conseguido uma estreia wide o resultado comercial foi residual, o que tornou um projecto longe do sucesso para o realizador.
Little Boy é daqueles filmes familiares faceis de gostar, enquadrado sempre numa realidade de grande impacto como o da segunda grande guerra, é mais do que um filme racional um filme com muito coraçao, que reside na sua personagem principal e nas ligaçoes e fe do mesmo. E obvio que este tipo de filmes tem buracos narrativos mas isso e totalmente ultrapassado pela força e vontade positiva do filme.
Para alem deste facto consegue tambem ser um filme de promenores, mesmo que alguns sejam inocuos para o filme e outros sejam apenas detelhes artisticos sabemos facilmes que se trata de um filme trabalhado sobre diversos prismas o que para um filme de um realizador em inicio de carreira deve ser valorizado, dai se estranhe a pessima recepçao a um filme de emoçoes simples mas fortes.
O lado negativo e algumas personagens que não desenvolvem como deveriam desenvolver e o facto do filme em termos artisticos desaparecer ao longo da sua duração. Tambem em termos ritmicos nem sempre e um filme ao mesmo nivel com altos e baixos, parecendo que neste particular vai do menos ao mais.
O filme fala de um jovem com problemas de crescimento que ve o seu pai a ir para guerra e desaparecer, depois de uma missa acha que se seguir uma serie de objectivos a sua fe sera interminavel e conseguira qualquer coisa.
O argumento e muito mais poetico e de que realista uma mensagem positiva, de bondade e de valores fortissimos quase religiosos sempre praticados pelo seu interprete mais facil como uma criança. E obvio que existe buracos narrativos que não sao poucos e as personagens sao algo uniformizadas mas o coraçao do filme tranforma tudo isso.
Monteverde e mais um realizador mexicano a ter entregue a si uma realizaçao, e mesmo não sendo um filme com grandes meios conseguimos encontrar alguns detalhes de autor principalmente nos momentos iniciais. Podera não ser o filme perferito mas e um bom arranque de um realizador positivista e com vontade de arriscar.
No cast o filme e dominado pelo jovem Jakobi Salvati, que tem todo o filme nas suas costas sendo a sua prestaçao dual, compartilhando momentos de contençao interessante do ponto de vista dramatica com demasiao overacting fruto da idade, mesmo assim e bem auxilido principalmente nos dialogos com Wilkinson e Tagawa.

O melhor – As mensagens positivas de um filme com muito coraçao

O pior – Alguns buracos narrativos de algumas personagens


Avaliação - B-

No comments: