Wednesday, August 05, 2015

Jenny's Wedding

Seria uma questão de tempo até ao casamento homossexual nas suas diversas vertentes começar a ser encarado em alguns filmes, principalmente em dramas familiares. Este é talvez um filme demasiado pequeno sobre esta temática mas é certo que pode ser o motor de arranque para outros mais imponentes e visíveis. Este e o típico filme independente com resultados como tal, já que em termos comerciais o filme acabou por não funcionar em bilheteira muito por culpa de uma curto distribuição. Também criticamente algo onde o filme poderia melhor resultar já que era uma transformação dramatica de Heigl as coisas também não correram bem com avaliações essencialmente negativas.
Sobre o filme, uma história que aborde a forma como uma familia tradicional aceita um casamento homossexual e um campo de trabalho muito interessante capaz de criar conflitos interiores em diversas personagens e o certo e que o filme tenta ter esse impacto mas nunca consegue intensificar as emoçoes ao maximo e assim o filme fica sempre algo frouxo, fraco e sem o impacto que uma historia como esta poderia ter. Nao e facil perceber onde o filme falha, a melhor teoria tem no facto do sofrimento das personagens serem muito subtis e o lado positivo quase sempre imperar facilmente pela negaçao da forma.
Outro dos problemas do filme reside na forma como nao caracteriza e por isso fortifica a relaçao central, e obvio a quimica entre das duas mulheres mas falta momento juntos, falta paixao para criar um impacto maior na relação, algo que seria necessario numa relaçao heterossexual e que deveria ainda ser mais potenciada nesta relação e nesse caminho parece obvio que o filme falta-lhe forma de crescer.
O lado positivo e vermos Heigl fora das comedias sem sentido, romanticas numa personagem algo diferente, é obvio que o filme acaba por nao resultar ou ter o impacto que o guiao ou mesmo a sinopse poderia fazer esperar mas parece-nos que mesmo assim e um arriscar numa carreira que ate ao momento se encontrava totalmente instalada num genero ainda mais facil.
O filme fala na batalha de uma mulher que mantem uma relaçao com outra e pretende casar, e a sua batalha para a sua decisao ser aceite nao so na sua tradicional familia mas acima de tudo na comunidade onde esta se encontra inserida.
O argumento analisando a frio segue todos os passos que deveria seguir, a negação, a tentativa e a aceitação, mas fá-lo sem grande impacto emocional principalmente por alguma falta de riqueza e profundidade das persoangens que acabam por também não dar impacto aos dialogos. Talvez o tema e a sua atualidade merecessem um argumento mais forte.
Na realização Donoghue e uma realizadore expriente que se encontrava fora de cena há mais de dez anos que regressa dentro da sua temática preferida o feminismo. Aqui temos uma realizaçao simples, familiar em curto espaço, sem grandes riscos numa tentativa clara de fazer sublinhar a realizaçao.
No cast o que se pode dizer é que Heigl esta a tentar construir uma nova carreira com papeis mais arriscados mas ainda não conseguiu o papel meritorio que a assuma numa nova vertente, aqui poderia ter esse filme mas a persoanagem e limitada. Ao seu lado Wilkinson e sempre uma segurança no balanço dramatico e Bledel nas sequencias a dois ganha mais protagonismo, principalmente porque está mais habituada ao drama.

O melhor - A atualidade de um tema.

O pior - A falta de impacto emocional essencial para o filme

Avaliação - C-

No comments: